Metodologias na Educação
O processo de construção da aprendizagem é complexo, o professor atual em sala de aula tem vários desafios, seja eles o desinteresse do aluno ou mesmo as condições de tempo x recursos tecnológicos para tentar incrementar e tornar a sua aula atrativa.
É claro que não é fácil, nas possibilidade de solução as metodologias educativas sejam elas ativas ou não garantem parte do equilíbrio da ação e o aprendizado durante as aulas.
Estudar, refletir , testar e reavaliar metodologias ativas na qual o educando tem a necessidade de autonomia são norteadores de ações pedagógicas reais que o professor necessita buscar constantemente.
Uma delas que é o objeto dos nossos próximos post é a Rotação por Estação.
Onde surgio a ideia da metodologia de Rotação Por Estações?
- Surgiu em 1980 nos Estados Unidos, onde grupo de professores de Ciências buscava tornar suas aulas mais atratativas em que os alunos participassem efetivamente das aulas.
Qual era a ideia original da metodologia de Rotação por Estações?
- Simples, dividide-se a sala em pequenos grupos que deu-se o nome de Estações , onde cada pequeno grupo realizava uma atividade diferente dos outros grupos e depois de determinado tempo eles giravam entre os outros grupos , ou seja entre outras estações. Dai o nome Rotação por Estações.
Qual é o objetivo da Metodologia de Rotação por Estações?
- A resposta mais comum é a de promover o aprendizado de forma ativa , colaborativa e o principal , trazer para a educação o conceito primordial nos dias atuais: A autonomia de Aluno e possibilitar uma variação maior de formas de aprendizagem.
Aqui estão alguns dos benefícios da metodologia da rotação por estações:
- Promove o aprendizado ativo: os alunos são responsáveis por seu próprio aprendizado, o que os torna mais envolvidos e motivados.
- Favorece a colaboração: os alunos trabalham juntos para completar as atividades, o que ajuda a desenvolver as habilidades de trabalho em equipe.
- Aumenta a autonomia: os alunos têm mais controle sobre seu próprio aprendizado, o que os ajuda a desenvolver a autonomia.
- Permite atender às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos: as estações podem ser adaptadas às diferentes habilidades e interesses dos alunos.
--------------
Maurício de Oliveira Munhoz
Professor da Rede Estadual de Ensino do PR.
Especialista em Mídais Educativas.