Desenvolver estratégias de ensino que busquem proporcionar habilidades cognitivas de aprendizagem dos educandos sempre será o objetivo de uma atividade educativa, pensando nas atividades lúdicas os resultados podem ser muito relevantes e extremamente prazerosos.
Vamos relatas um experiência utilizada em sala de aula.
Disciplina: Matemática
Ciclo: Ensino Fundamental - Ensino Fundamental
Professor: Maurício de Oliveira Munhoz.
Conteúdo: Adição, Multiplicação, Potência e Lógica..
Recursos Didáticos Utilizados: Câmera digital, 6 cartelas de números contendo 60 números, quadro negro, mídia impressa com as cartelas.
Objetivo: Desenvolver a habilidade de lógica e cálculo mental utilizando as operações de adição, multiplicação e potência com o uso da atividade lúdica do jogo.
Metodologia:
O professor expõe no quadro negro as 6 cartelas do jogo, sendo o importante que ele numere as cartelas utilizando o seguinte raciocínio:
Você pode lançar um desafio para os alunos no qual eles tentam em grupo adivinhar qual foi a estratégia utilizada pelo professor para adivinha o número pensado.
Justificativa
Justifica-se a estratégia do jogo como auxiliador das habilidades de aprendizagem da matemática nas operações fundamentais com números naturais, bem como um encaminhamento metodológico que possibilita a interação dos alunos através de atividade em grupo que proporcionam além do desafio do jogo , a estratégia e as relações com o conteúdo proposto.
Referências:
Munhoz,Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Ibpex, 2011.
Anexo
Vamos relatas um experiência utilizada em sala de aula.
Ciclo: Ensino Fundamental - Ensino Fundamental
Professor: Maurício de Oliveira Munhoz.
Conteúdo: Adição, Multiplicação, Potência e Lógica..
Recursos Didáticos Utilizados: Câmera digital, 6 cartelas de números contendo 60 números, quadro negro, mídia impressa com as cartelas.
Objetivo: Desenvolver a habilidade de lógica e cálculo mental utilizando as operações de adição, multiplicação e potência com o uso da atividade lúdica do jogo.
Metodologia:
O professor expõe no quadro negro as 6 cartelas do jogo, sendo o importante que ele numere as cartelas utilizando o seguinte raciocínio:
- Separe as cartelas por ordem crescente dos números situados na primeira linha e primeira coluna.
2. Indique a seguinte sequencia , cartela 1 letra A , cartela 2 letra B, e assim por diante.
3. Você pode disponibilizar para todos os alunos a 6 cartelas, tendo o cuidado de numera-lás em ordem crescente.
A regra do jogo funciona da seguinte forma
a) O aluno escolhe um número de 1 a 60, e não fala para nínguem o número escolhido.
b) Ele localiza nas cartelas que possuem , quais são as cartelas que possuem o número que ele pensou e entrega essas cartelas ao professor.
c) O professor recolhe as cartelas que contém o número que ele pensou, e para responder qual é o número utiliza-se a simples estratégia de somar o número que está disposto na primeira linha e primeira coluna.
Você pode lançar um desafio para os alunos no qual eles tentam em grupo adivinhar qual foi a estratégia utilizada pelo professor para adivinha o número pensado.
Justificativa
Justifica-se a estratégia do jogo como auxiliador das habilidades de aprendizagem da matemática nas operações fundamentais com números naturais, bem como um encaminhamento metodológico que possibilita a interação dos alunos através de atividade em grupo que proporcionam além do desafio do jogo , a estratégia e as relações com o conteúdo proposto.
Referências:
Munhoz,Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Ibpex, 2011.
Anexo
2 comentários:
Muito bom,só não entendi para que a camera digital ???
A câmara digital serviu para que realizar o vídeo.
Descrevi , a postagem.
Obrigado pela lembrança...
Postar um comentário