Jogo das cartelas mágicas : Relato de Experiência

Desenvolver estratégias de ensino que busquem proporcionar habilidades cognitivas de aprendizagem dos educandos sempre será o objetivo de uma atividade educativa, pensando nas atividades lúdicas os resultados podem ser muito relevantes e extremamente prazerosos.
Vamos relatas um experiência utilizada em sala de aula.   



Disciplina: Matemática
Ciclo: Ensino Fundamental - Ensino Fundamental
Professor: Maurício de Oliveira Munhoz.
Conteúdo: Adição, Multiplicação, Potência e Lógica..
Recursos Didáticos Utilizados: Câmera digital,  6 cartelas de números contendo 60 números, quadro negro, mídia impressa com as cartelas.




Objetivo: Desenvolver a habilidade de lógica e cálculo mental utilizando as operações de adição, multiplicação e potência com o uso da atividade lúdica do jogo. 


Metodologia:
      O professor expõe no quadro negro as 6 cartelas do jogo, sendo o importante que ele numere as cartelas utilizando o seguinte raciocínio:


  1.       Separe as cartelas por ordem crescente dos números situados na primeira linha e primeira coluna.

   2. Indique  a seguinte sequencia , cartela 1 letra A  , cartela 2 letra B, e assim por diante.

   3. Você pode disponibilizar para todos os alunos a 6 cartelas, tendo o cuidado de numera-lás em ordem crescente.     
  
 A regra do jogo funciona da seguinte forma
 a) O aluno escolhe um número de 1 a 60, e não fala para nínguem  o número escolhido.
 b) Ele localiza nas cartelas que possuem , quais são as cartelas que possuem o número que ele pensou e entrega essas cartelas ao professor.
 c) O professor recolhe as cartelas que contém o número que ele pensou, e para responder qual é o número  utiliza-se a simples estratégia de somar o número que está disposto na primeira linha e primeira coluna. 


Você pode lançar um desafio para os alunos no qual eles tentam em grupo adivinhar qual foi a estratégia utilizada pelo professor para adivinha o número pensado. 


Justificativa


     Justifica-se a estratégia do jogo  como auxiliador das habilidades de aprendizagem da matemática nas operações fundamentais com números naturais, bem como um encaminhamento metodológico que possibilita a interação dos alunos através de atividade em grupo que proporcionam além do desafio do jogo , a estratégia e as relações com o conteúdo proposto. 


Referências:


Munhoz,Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Ibpex, 2011.


Anexo

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom,só não entendi para que a camera digital ???

Maurício disse...

A câmara digital serviu para que realizar o vídeo.
Descrevi , a postagem.

Obrigado pela lembrança...

Pesquisar este blog