O que é um plano de aula?


Como estabelecer padrões corretos nos quais se fundamenta o planejamento de aula de um professor?
A questão pedagógica do planejamento de uma boa aula , passa por um rigoroso e reflexivo plano de aula , onde o educador organiza todas as etapas de sua aula.

 Segundo MUNHOZ, M.O (2011), o plano de aula é o roteiro pelo qual o educador desenvolverá o conteúdo, a metodologia que será aplicada, os recursos didáticos que utilizará, a forma pela qual se dará a avaliação daquele conteúdo específico.



"Ser professor , é transformar realidade presentes em contextos de aprendizagem futura'.



Escola:                                      Disciplina: Matemática                          Data:___/___/____
Série: 3º e 4º ano do ensino fundamental             Professor:
Objetivos
Conteúdos
nº aulas
Desenvolvimento Metodológico
Explorar a cultura indígena e a influência das relações dos conhecimentos matemáticos no seu dia a dia.
Os conhecimentos aritméticos, métricos e geométricos.
03
Preparação
Os alunos deverão fazer um levantamento bibliográfico da cultura das comunidades indígenas, trazer fotos da cultura dessas comunidades, artesanato da cultura indígena, pesquisar a forma e uso da matemática naquela cultura, e demais aspectos possíveis para incrementar a produção do trabalho.

Desenvolvimento
O educador deve coletar todas as informações trazidas pelos alunos, separar em pequenos grupos e solicitar que os alunos façam uma reflexão sobre o material encontrado.
Com base nessa reflexão cada pequeno grupo irá construir um painel com recortes e informações relativas à cultura indígena, destacando os aspectos onde são utilizados conceitos matemáticos.Todo esse levantamento será mediado pelo professor. É importante neste trabalho o levantamento da riqueza do artesanato indígena, pois encontramos uma diversidade de formas nas quais são construídas estes matérias.
Com base nesta coleta, o professor deverá estimular os alunos a tentar reproduzir estas formas de artesanato, depois analisar as formas e medidas conseguidas a partir desta produção de conhecimento. Deve-se explorar se possível outras informações coletadas, inclusive os jogos e brincadeiras daquela cultura onde os princípios do desenvolvimento da educação matemática são aplicados.
Avaliação
Demonstração do trabalho extraclasse desenvolvido pelo grupo, construção de um painel com fotos dos trabalhos apresentados.


Referência

MUNHOZ, M.O. Propostas Metodológicas pra o Ensino da Matemática .Curitiba: IBEPX,2011.


3 comentários:

Anônimo disse...

Olha, se eu for fazer toda essa formalidade, com certeza não vou dar aula. A aula se faz, o professor de tanto exercer seu mister já sabe o que fazer ou não, cada aula é como uma pintura que você vai fazendo no momento, por isso sou avesso a esse excesso de planejamento. Só, espero que a moda não pegue e a SEED, queira que façamos plano de aula para as 80 aulas por ano que ministramos

Maurício disse...

Concordo contigo, um plano de aula é forma mais concreta de demonstrar as preocupações técnicas e pedagógica do professor quanto a sua aula.
O planejamento é um alicerce essencial para um bom trabalho, mais também penso que aquelas aulas que você faz no qual utiliza toda a sua experiência ela é digna de registro para que você possa melhora-lá metodologicamente podendo utiliza-lá quem sabe numa pós-graduação.
Obrigado pelo comentário.
Prof.Maurício.

Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Pesquisar este blog