Como estabelecer padrões corretos nos quais se fundamenta o planejamento de aula de um professor?
A questão pedagógica do planejamento de uma boa aula , passa por um rigoroso e reflexivo plano de aula , onde o educador organiza todas as etapas de sua aula.
Segundo MUNHOZ, M.O (2011), o plano de aula é o
roteiro pelo qual o educador desenvolverá o conteúdo, a metodologia que será
aplicada, os recursos didáticos que utilizará, a forma pela qual se dará a
avaliação daquele conteúdo específico.
"Ser professor , é transformar realidade presentes em contextos de aprendizagem futura'.
Escola:
Disciplina: Matemática Data:___/___/____
Série: 3º e 4º ano do
ensino fundamental Professor:
|
|||
Objetivos
|
Conteúdos
|
nº aulas
|
Desenvolvimento Metodológico
|
Explorar a cultura
indígena e a influência das relações dos conhecimentos matemáticos no seu dia
a dia.
|
Os conhecimentos
aritméticos, métricos e geométricos.
|
03
|
Preparação
Os alunos deverão fazer um levantamento
bibliográfico da cultura das comunidades indígenas, trazer fotos da cultura dessas comunidades, artesanato da
cultura indígena, pesquisar a forma e uso da matemática naquela cultura, e
demais aspectos possíveis para incrementar a produção do trabalho.
Desenvolvimento
O educador deve coletar todas as
informações trazidas pelos alunos, separar em pequenos grupos e solicitar que
os alunos façam uma reflexão sobre o material encontrado.
Com base nessa reflexão cada pequeno grupo irá
construir um painel com recortes e informações relativas à cultura indígena,
destacando os aspectos onde são utilizados conceitos matemáticos.Todo esse
levantamento será mediado pelo professor. É importante neste trabalho o
levantamento da riqueza do artesanato indígena, pois encontramos uma
diversidade de formas nas quais são construídas estes matérias.
Com base nesta coleta, o professor deverá
estimular os alunos a tentar reproduzir estas formas de artesanato, depois
analisar as formas e medidas conseguidas a partir desta produção de
conhecimento. Deve-se explorar se possível outras informações coletadas, inclusive
os jogos e brincadeiras daquela cultura onde os princípios do desenvolvimento
da educação matemática são aplicados.
|
Avaliação
Demonstração do trabalho extraclasse
desenvolvido pelo grupo, construção de um painel com fotos dos trabalhos
apresentados.
|
3 comentários:
Olha, se eu for fazer toda essa formalidade, com certeza não vou dar aula. A aula se faz, o professor de tanto exercer seu mister já sabe o que fazer ou não, cada aula é como uma pintura que você vai fazendo no momento, por isso sou avesso a esse excesso de planejamento. Só, espero que a moda não pegue e a SEED, queira que façamos plano de aula para as 80 aulas por ano que ministramos
Concordo contigo, um plano de aula é forma mais concreta de demonstrar as preocupações técnicas e pedagógica do professor quanto a sua aula.
O planejamento é um alicerce essencial para um bom trabalho, mais também penso que aquelas aulas que você faz no qual utiliza toda a sua experiência ela é digna de registro para que você possa melhora-lá metodologicamente podendo utiliza-lá quem sabe numa pós-graduação.
Obrigado pelo comentário.
Prof.Maurício.
Postar um comentário