sexta-feira, 13 de março de 2009

Você é um aluno ideal?


O aluno ideal é aquele que assiste a todas as aulas, participa ativamente das discussões, sempre tem algo de relevante para dizer sobre qualquer assunto, nunca se atrasa, está sempre de bom humor e leva os estudos a sério.
O aluno ideal estuda um pouco da matéria a cada dia, de modo que, quando chega a época de provas, ele só precisa retomar o que já foi apreendido ao longo do semestre. O aluno ideal dá tudo de si em atividades , nos trabalhos de apresentação em sala, e seu interesse maior não é sua nota e sim seu aprendizado.. O aluno ideal tenta não levar nunca suas dúvidas para casa, tenta ao máximo aproveitar o professor e aqueles já tem um conhecimento do conteúdo.
O aluno ideal tenta se adiantar um pouco nos conteúdos das próximas aulas, facilitando seu desempenho em sala.
Puxa, eu sei que é difícil ser um aluno ideal,mais é necessário buscar algumas virtudes de um bom aluno pois com certeza você terá um grande problema no futuro, é claro, o de ser brilhante.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diário de uma aula.

Em 2006 quando trabalhava num determinada escola no bairro Tíngui, conheci uma aluna em sala que tinha brilho muito interessante, apresentava muitas das caracteristicas de uma aluna "ideal", passado uma semana de aula a mãe da aluna me procurou por um motivo da " Olimpíada da Matemática" , neste dia alertei a mãe que Bruna era uma aluna especial e que ela iria ver seu brilho em breve, infelizmente a aluna mudou de escola.
Em 2007 mudei de escola também e sabe quem eu encontrei? Agora ela estava na 7ºsérie e me assustei com a sua mudança , pois estava bastante desmotivada, conversamos e ela foi receptiva. O ano acabou e Bruna continuou sendo minha melhor aluna naquela sala.
Em 2008 tive a oportunidade de auxiliar alguns alunos "brilhantes" a fazer o teste do antigo CEFET e fiquei maravilhado com todo o desempenho daquele grupo, Bruna estava lá, se dedicando e como prêmio do seu brilho em 2009 está cursando o CEFET.
"Conheço muitos alunos ideais, muitos não sabem que são, mais quando está quase na hora de iniciar uma aula é para eles que os nossos ideiais como educadores ficam cada vez mais vivos".

---------------

10 comentários:

Ana Munhoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Munhoz disse...

Com certeza!
Esperto mesmo é o aluno ideal.
O que se acha esperto e deixa tudo para a última hora é um iludido que hoje dá risada e amanhã se lamenta.

Unknown disse...

Eu tambem estou a procura de um aluno ideal! Abraço prof. Ademar!!!

Fêr ⋆ disse...

oi professor!!

adorei seu blog!!

E pode deixar, vou tentar ser "a aluna ideal"!
^^

bjs

Laís disse...

Uma escola onde os alunos mandassem seria uma escola triste. A luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo. Sou Laís Salvador Schlichta, sua aluna na 6ª série B, adora a disciplina de matemática e acho suas aulas ótimas!

maxcof disse...

oi prof é o matheus jakubiu 5f é so bra da um oi

bem vindo ao blog disse...

Oi prof gostei muito do seu blog AsS : ThAlAnA

Anônimo disse...

Oi prof aqui é a Thalana da 6B vou falar a verdade naum gosto de matematica mais gosto muito das suas aulas é muito legal é divertido gostei muito do seu blog prof deixa os trabalhos e lições no blog e tambem na sala de aula porque tem alunos que naum tem acesso a internet BeIjOs

ASS:ThAlaNa 6B

ThAlAnA disse...

Oi prof aqui é a Thalana da 6B vou falar a verdade naum gosto de matematica mais gosto muito das suas aulas é muito legal é divertido gostei muito do seu blog prof deixa os trabalhos e lições no blog e tambem na sala de aula porque tem alunos que naum tem acesso a internet BeIjOs

ASS:ThAlaNa 6B

Valéria Rosa Poubell disse...

Olá, professor!

Visitei o seu blog e o considero muito interessante.

Parabéns pelas postagens.

Ah, também sou fã de Chico Xavier, Madre Tereza...