terça-feira, 19 de maio de 2009

Função Social da Escola.


Muito se discute sobre a função social da escola, a batalha dos dos educadores em tentar transformar o aluno em um ser reflexivo, competitivo e principalmente brilhante para a sociedade.

Poderia o aluno contrapor que nem todo professor tenta essa realização, já o professor contrapõe nem todo aluno quer essa transformação.
O certo que essas duas indagações não nos levam a nenhum lugar, pois temos que pensar em profissionais da educação e aluno na acepção da palavra.
Mas voltando ao tema , qual será a função social da escola?
Vou relatar um fato que vi ontem quando estava esperando um ônibus para ir para o trabalho:
- Um jovem ( 19 anos)de classe média alta, que deveria estar na faculdade onde sempre o via indo naquele horário, passou com um outro homem (25 anos) em minha frente e me observaram com muitos detalhes e fiquei amedrontado, passaram-se alguns minutos e esses jovens passaram correndo pela minha frente como se tivessem feito algo errado e se esconderam num parque próximo, é claro que ter devem ter roubado algo de alguma pessoa provavelmente para comprar drogas.
Nesse momento refleti rápido a função social da escola, pois se este jovem tivesse em sala de aula até fazendo bagunça não estaria naquela situação catastrófica.
Você professor argumenta, nossa você gostaria que a escola desse conta daquela realidade?
Poxa, somos educadores. Onde esse pessoal vai buscar alternativa para mudanças ? Onde esse grito de socorro vai ecoar? Nos nosso políticos? Nos nossos governantes?
Sei que é difícil aceitar mais quando não transformamos nossos alunos por falta de um discurso transformador somos iguais aos nossos amigos políticos, governantes ,que possuem belos projetos, belas ideologias ,mais os resultados são esses que já conhecemos.






--------------------------------------
Imagem :ver em http://danieltorazza.blogspot.com/






















Para ouvir

Para rir


2 comentários:

maxcof disse...

ola prof td é o matheus j da 5 f so pra da um oi

Unknown disse...

Muchas gracias por tu comentario y por difundir mi blog, me alegro de que te hayan gustado mis dibujos.
Un saludo desde Argentina!