quinta-feira, 11 de junho de 2009

Trabalhando com equações do 1º grau em sala de aula.










Um dos contéudos mais importantes no estudo da aritmética e de estruturação dos demais a equação do 1ºgrau abordada geralmente no 1º semestre das 6ºsérie do ensino fundamental ainda não tem por parte do educadores o tratamento importante que deveria ter.

A equaçãodo 1º grau transforma aquele educando que vem das séries iniciais do ensino fundamental muitas vezes sem a necessidade de concentração maior, uma análise de operações mais demoradas e com a possibilidade de professor estar centrado nas suas dificuldades, agora encontra-se em turmas maiores onde a linguagem do educador é mais rápida e por conseguencia mais seletiva para aqueles que tem na concentração e tentativa uma forma de ação em sala de aula.

Muitos pais não percebem desta mudança da estrutruação da série criando muitas dificuldades para o aluno quando não tem as tais premissas da disciplina e nem um acompanhamento dos responsáveis naquelas horas livres.

Salienta-se que da 6º série e nas seguintes os conteúdos tornam-se para aqueles que não possuem o costume de um estudo contínuo um martírio onde há necessidade de uma postura mais construtivista parte do dueto professor x aluno, já que no seu ambiente doméstico muitos alunos já não mais conseguiram o auxílio do pais.

Se você é um educador reflita na importância de desenvolver essas habilidades com seus alunos, trabalhando inclusive com muita repetição nas técnicas de resolução tanto das operações quanto dos problemas.

Se você é aluno saiba que a falta da aprendizagem deste conteúdo pode ser uma porta mais complicada nas séries seguintes onde todos os conteúdos direta ou indiretamente passam por uma equação.


Maurício de Oliveira Munhoz.
****


---------------------------------

2 comentários:

Michel disse...

o professor meu blog ta prontinho veja lah. Ai faça um comentário c ta faltando alguma coisa

Jessyka disse...

OI :) PROFESSOR ADOREI SEUS VIDEOS ME AJUDOU MUITO !! ONTEM ESTAVA ESTUDANDO PARA A PROVA DE MATEMÁTICA COM OS SEUS VIDEOS ..

ASSINADO >> Jessyka Rodrigues