terça-feira, 21 de julho de 2009

A NOVA GRIPE - INFLUENZA "A"

Orientações preventivas da influenza "A".

Algumas coisas que você precisa saber sobre a Gripe (H1N1)


Informe Especial
O que é a influenza A, ou Nova Gripe, inicialmente chamada de gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus A(H1N1). Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. O vírusO vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.
Vacina Não existe vacina para a gripe A (suína). A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1.
Contágio A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos.Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói o vírus da gripe suína.
Sintomas A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

Os principais sintomas da gripe são:
*febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos)
*dores musculares
*prostração (mal-estar, sensação de fraqueza)
Podendo vir acompanhados de:
*tosse
*dor de garganta
*dor de cabeça
*coriza
*dentre outros.
Como Prevenir *Evitar o contato direto com pessoas doentes. *Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. *Evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. *Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável. *Em caso de adoecimento, procurar assistência médica . *Não usar medicamentos sem orientação médica.
Recomendações do Ministério da Saúde: O consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas. A auto-medicação, além de desaconselhada, pode ser prejudicial. As vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus.Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção.


Referências

Tudo que você precisa saber sobre a gripe

Disponível em:

http://www.gripe.org.br/?gclid=CKTkqpG0vJsCFQtN5Qod9ifZ_w

Outras informações

Site: cidade do conhecimento (Prefeitura de Curitiba)


Nenhum comentário: