domingo, 20 de setembro de 2009

Modelagem Matemática



A aplicação de conceitos práticos na Matemática aprofunda a discussão de educadores quanto a proposta de traçar projetos de construção do saber em sala de aula.
Em mais de 15 anos como educador já deslumbrei várias correntes pedagógica que ampliam a visão daquele educando que necessita de algo tangível para construir e elaborar as chamadas teias de aprendizagem.

No texto de Jean Carlos Silveira que trata do tema, as relações existentes entre a Matemática e o cotidiano possibilita algumas conclusões paradigmáticas:

  • A tecnologia é o processo de modelagem do educando atual
  • As ações pedagógicas que visão a transdisciplinalidade fundamentam a escola comtemporânea.
  • As graduações em Matemática possibilitam aos futuros educadores o trabalho concreto da utilização da modelagem matemática.
  • As capacitações atuais para educadores contemplam tais abordagem .
Aos colegas professores ficam sempre os conselhos da atuação pragmática da disciplina de contéudo atreladas a tecnológia e com fundamentos articulados com a realidade dos educandos, as diversas mídias disponíveis sejam elas a web, vídeos, tv's, mp´s , revistas entres outros auxiliam na nossa prática pedagógica e aos poucos acrescentam aquelas ditas bagagem para poder transitar em o professor tradicional daquele articulado utilizando várias formas de metodologia facilitando o ensino-aprendizagem




--------------------

Referências

GT de Modelagem Matemática

Disponível em

http://www.sbem.com.br/gt10/index.html


Discussões sobre Modelagem Matemática e o ensino aprendizagem

Disponível em

http://www.somatematica.com.br/artigos/a8/

Modelagem Matemática

Disponível em

http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2009/09/modelagem-matematica.html

Nenhum comentário: