quarta-feira, 24 de março de 2010

A pergunta é :Capacitação e tecnologia em sala de aula

A formação pedagógica de um educador precede a sua docência, acredito as habilidades , interesse deste profissional são oriundas da sua formação acadêmica e das pesquisas e redes de interesse do profissional.
Sou Professor já a mais de uma década, vejo os esforço dos orgãos governamentais para capacitação de professores. Por exemplo,o Governo do Estado do Pr quando incentivou a departamentalização das áreas de ensino dentro da Secretaria possibilitou uma demanda maior pela qualidade dos temas nas capacitações onde incentivou uma maior presença dos docentes nos cursos.Mais penso que devemos avanças, as políticas de capacitação , tais como o DEBI itenerantes são motivadoras e devem buscar cada vez mais instrumentos metodológicos que auxiliem a prática na sala de aula.
O curso que mais me incentivou até hoje foi encontro que tivemos dentro da própria escola (capacitação) onde os professores tinham que mostrar suas experiências em sala de aula, foi legal ver que por mais temos as dificuldades reais em sala, tais como interesse de aprendizado , disciplina, muitos educadores buscam dar aquele salto de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Quanto o novo paradigma tecnológico, acredito que devemos incentivam as tecnologias em no ambiente educacional, tvmultimídia, dvd, a web entre outras ,são responsáveis pela inserção do educador numa nova linguagem educacional que é a visual e dialógica, onde educadores buscam utilizar mecanismos de informação e aprendizado que possibilitem ingressar no mundo do educando de hoje.

Nenhum comentário: