terça-feira, 19 de julho de 2011

Rádio como recurso didático

A escolha da metodologia de ensino.

A escolha da metodologia de ensino a ser trabalhada pelo professor requer além de conhecimento pedagógico uma experiência didática relativa para enfrentamento da prática de ensino.
Como educador há mais de 15 anos tenho sempre como desafio a escolha de uma metodologia que se aproprie das alternativas dos recursos didáticos disponíveis na escola.

Aquele velho discurso de só utilizar o quadro negro, giz e livro didático não cola mais.
Talvez um dos maiores entraves da mudança desse paradigmas seria o pouco investimento dos gestores públicos em capacitação permanentes dos atores envolvidos no processo de educação , mais o principal motivo é a busca dos educadores a essas novas tecnologias de ensino e que não é difícil.
Jornal, revista , trabalhos em grupos orientados entre outros podem dinamizar melhor as aulas tendo como resultado a melhoria do interesse do novo aluno que ai se encontra na sociedade.
O computador é um desafio permanente, até esta plataforma de blog que estou utilizando sempre é atualizada com novos recursos obrigando a mim a sempre me atualizar.
Os desafios são presentes e os resultados são futuros. 

Maurício

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com   

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por uma infância sem racismo




Podemos apreender a soma, a multiplicação , a raiz quadrada e até as matrizes na matemática.
Podemos também compreender também as diferenças, ou melhor as igualdades.
Somos todos iguais, sem pré-conceitos, sem diferenças , aliás somos uma mistura de várias raças, vários sonhos e um único objetivo:

Ser feliz, independente de credo, cor ou posição social.

Prof. Maurício.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reavaliando a Avaliação.

 A discussão em relação a avaliação é longa, muito se fala em termos concretos sabemos que a avaliação tem em muitos casos apenas quantificar uma nota, o aproveitamento do aluno em determinada etapa do aprendizado.
Quero aqui cambiar (dialogar) com os amigos em relação a uma sistema de avaliação simples e muito utilizado pelos professores na qual a cada avaliação há uma reavaliação do educando. Vejamos como é a aplicação desse sistema de avaliação:
1- Aplica-se a avaliação, uma prova tradicional.
2- O professor corrige a avaliação do aluno e já registra a nota na avaliação.
3- O professor na próxima aula ou na mesma aula chama o educando e comenta todos os erros que cometido e entrega para o aluno novamente a avaliação.

Claro que alguns questionamentos são ponderaveis:
 1- Você terá que corrigir rapidamente a avaliação, caso ela retorne para o aluno no mesmo dia.
 2- O domínio em relação aos alunos será maior pois no momento que você irá conversar com o aluno a sala poderá ficar mais agitada.
3- Não irá facilitar muito para o aluno , já que ele poderá melhorar sua nota de um conteúdo que ele não   estudou.


Os pontos positivos:

1-O aluno retoma conceito no qual ele tem dificuldade de aprendizagem ou erro em algum desenvolvimento ou habilidade da disciplina.
2- É uma das formas mais corretas de fazer a recuperação de conteúdo, além de você verificar a real dificuldade de aprendizagem do aluno, verificando o seu desenvolvimento e algumas lacunas que ocorrem sempre durante a trajetória escolar.