A discussão em relação a avaliação é longa, muito se fala em termos concretos sabemos que a avaliação tem em muitos casos apenas quantificar uma nota, o aproveitamento do aluno em determinada etapa do aprendizado.
Quero aqui cambiar (dialogar) com os amigos em relação a uma sistema de avaliação simples e muito utilizado pelos professores na qual a cada avaliação há uma reavaliação do educando. Vejamos como é a aplicação desse sistema de avaliação:
1- Aplica-se a avaliação, uma prova tradicional.
2- O professor corrige a avaliação do aluno e já registra a nota na avaliação.
3- O professor na próxima aula ou na mesma aula chama o educando e comenta todos os erros que cometido e entrega para o aluno novamente a avaliação.
Claro que alguns questionamentos são ponderaveis:
1- Você terá que corrigir rapidamente a avaliação, caso ela retorne para o aluno no mesmo dia.
2- O domínio em relação aos alunos será maior pois no momento que você irá conversar com o aluno a sala poderá ficar mais agitada.
3- Não irá facilitar muito para o aluno , já que ele poderá melhorar sua nota de um conteúdo que ele não estudou.
Os pontos positivos:
1-O aluno retoma conceito no qual ele tem dificuldade de aprendizagem ou erro em algum desenvolvimento ou habilidade da disciplina.
2- É uma das formas mais corretas de fazer a recuperação de conteúdo, além de você verificar a real dificuldade de aprendizagem do aluno, verificando o seu desenvolvimento e algumas lacunas que ocorrem sempre durante a trajetória escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário