O que são ângulos?

Primeiramente vamos estudar os conceitos fundamentais da geometria, que são :
  • Ponto
  • Reta 
  • Plano

O ponto, a reta e o plano.

Primeiro vamos saber quem foi Euclide.
Euclides era um matemático grego, viveu em Alexandria na primeira metade do séc. III a.C. Acredita-se que ele era mais novo que os primeiros discípulos de Platão e mais velho que os de Arquimedes. É muito provável que Euclides tenha recebido ensinamentos matemáticos dos primeiros discípulos de Platão.
 
Euclides estudou os elementos primitivos (ponto, reta e plano) e formulou a Geometria Euclidiana.
Representamos o ponto por qualquer letra maiúscula do alfabeto, a reta por qualquer letra minúscula e o plano por letras gregas (α: alfa, β: beta e γ: gama).  Acesse um pouco mais da bibliográfia de Euclides.

Ponto: É a mais simples representação que encontramos, um toque com o lápis no papel já se constrói um ponto, o ponto pode ser algo localizado no espaço, como um furo, uma estrela no céu, o centro do campo de futebol, etc.





Reta:A dedução lógica de uma reta é um linha traçada numa única direção,  podemos dizer que a reta é formada por infinitos pontos, como uma régua,, uma corda esticada,uma rua plana,  lados de um campo de futebol, as traves do gol, os raios solares, etc.



Plano: O conceito de plano é algo mais complexo, temos a noção de plano pela superfície de uma parede, o chão, um quadro, universo, etc.