sábado, 17 de março de 2012

Relato de experiência

Uma das mais ricas discussões na área educacionais é em relação as práticas metodológicas, gostaria de relatar uma atividade bem interessante que realizei nas minhas aulas de matemática, um dos resultados que mais me surpreendeu foi de uma aluna que já tinha caracterizado com de um educando com dificuldade de aprendizagem, após a atividade realizada onde ela demonstrou uma facilidade enorme em se expressar e inclusive de explicar a tarefa, pude também concluir que a os educandos quando conseguem explicar o que entenderam de um determinado conteúdo eles se emancipam nas suas relações de aprendizagem e cognitivas. Vamos há atividade:


Disciplina: Matemática
Ciclo: Ensino Fundamental - 6ª ano
Professor: Maurício de Oliveira Munhoz.
Conteúdo: Operações com números naturais.
Recursos Didáticos Utilizados: Câmera digital, celular, televisão .
 

Objetivo: Desenvolver a habilidade de construção de problemas matemáticos onde a utilização da mídia par incentivar a produção e aprendizados das habilidades relativas as operações com números naturais.         


Metodologia:
       Os alunos do 6ª ano do ensino fundamental construíram uma problemática envolvendo uma das quatro operações com números naturais e gravaram em casa na câmera digital  ou celular essa um situação problema onde havia a necessidade de gravar todas as etapas da resolução da atividade. Para apresentar o trabalho na gravação havia necessidade de filmar uma capa para o trabalho de modo simples onde bastava escrever o nome    da escola , aluno, ano, turma , professor e disciplina e dai por diante a resolução do problema. 


Justificativa


     A atividade envolvendo a mídia câmera digital e celular pode ser um instrumento de motivação para o ensino aprendizagem da matemática onde o educando com base na sua própria construção de problemas consegue perceber suas habilidades com os conceitos do conteúdo a ser trabalhado bem como proporciona um aprendizado construtivista, motivador e significativo.
   Os vídeos construídos pelos educandos quando são vistos pelos colegas , além de motivar o ensino tem como finalidade revisar conceitos  e recuperar o aprendizado dos conteúdos.


Referências:


Munhoz,Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Ibpex, 2011.




   

Nenhum comentário: