quarta-feira, 27 de junho de 2012

´Pensando numa rádio na Escola

    Um projeto radiofônico na escola não é fácil, exige do professor um comprometimento muito grande e um projeto pedagógico.
    Sou blogueiro , mais não sou um teórico , tenho tentado aplicar o máximo do meu discurso em   sala de aula.
Estou disponibilizando algumas premissas de um programa de rádio:

 - A pauta.
 - Um exemplo de utilização
 - E a prática.

 Fico a disposição para qualquer dúvida.
---------
A pauta para o rádio
Tem o objetivo de oferecer o maior número de informações para o repórter que irá fazer
a entrevista ou matéria.
A pauta do rádio deve seguir as características do veículo: texto claro, objetivo, curto,
direto e conciso.
Uma boa pauta deve:
• Apresentar um resumo dos acontecimentos (idéias) que são objeto da
reportagem.
• O que o Repórter terá que conseguir, ou seja, o que interessa ao ouvinte.
• Como a emissora vai se posicionar em relação ao assunto.
• Fornecer todos os dados necessários para o repórter: nome, cargo ou função das
pessoas que serão entrevistadas, locais de trabalho, telefones, e-mail. Sempre
fornecer mais de uma fonte.
• Pauta é ponto de partida. A pauta serve para aumentar as possibilidades de
reportagens e não para limitá-las.
Ao pauteiro:
• A pauta surge a todo instante, na vida da reportagem—no contato com a
população, de um fato presenciado na rua, nas entrelinhas de uma noticia; enfim,
daquilo que o ouvinte demonstra interesse em saber.
• Quando se tratar de continuidade de um assunto que vem sendo abordado com
freqüência, situe o repórter quanto ao que já foi feito e ao que se pretende
apresentar como fato novo.
Elementos para a construção de uma pauta para o rádio:
IDENTIFICAÇÃO: deve conter o nome do redator, a data em que foi elaborada a pauta,
a retranca (duas palavras que indiquem o tema da pauta) e a fonte (de onde foram
tiradas as informações para a pauta).
ASSUNTO: sobre o que se trata a pauta.
DADOS CONHECIDOS: redigir em poucas linhas (média de 10 a 15 linhas) em
linguagem radiofônica um resumo dos fatos que levaram esse tema a se justificar como
assunto de uma pauta jornalística. Esse material é muito importante para situar o
repórter e poderá ser utilizado por ele para o lide e/ou cabeça da matéria. Para
reportagens especiais pode-se inserir mais informação.
Prof. Gil Santiago - 2009
ABORDAGEM (Enfoque): Qual será o direcionamento a ser dado na matéria, ou seja,
com base no histórico, exatamente o que o pauteiro quer que seja desenvolvido pelo
repórter. Este item é que irá definir as sugestões de perguntas.
FONTES: É fundamental que o pauteiro apresente as fontes para a reportagem, ou seja,
as pessoas que serão entrevistadas pelo repórter. Nesse caso, além do nome e do
cargo/função da pessoa, devem constar na pauta o endereço e os telefones para contato.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS: sugestões a serem seguidas pelo repórter. Mas
lembre-se uma pauta não é uma camisa de força. O repórter tem liberdade de questionar
o entrevistado sobre outras questões que considerar importante naquele momento.
Como o pauteiro se tornou uma peça rara na maioria das redações, o repórter é o próprio
pauteiro.
MODELO : PAUTA RÁDIO
Pauteiro:.........Editoria:......Data....
ASSUNTO:.............
DADOS CONHECIDOS:................
ABORDAGEM/ENFOQUE:..............
FONTES:...................
SUGESTÕES DE PERGUNTAS......
Referências Bibliográficas
BARBEIRO, Heródoto, LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo –
produção, ética e internet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de Jornalismo. São Paulo: Editora Panda, 2000.
PORCHAT, Maria Elisa. Manual de radiojornalismo Jovem Pan. 3ª ed. Ática: São
Paulo, 1993.
PRADO, Emilio. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.
KLOCKNER, Luciano. A notícia na Rádio Gaúcha. Porto Alegre: Sulina, 1997.

Referência








Programa: Nas Ondas do Conhecimento
Disciplina : Matemática
Conteúdo: Sistemas de Equações do 1º grau.


Objetivo: Proporcionar a educandos e educadores a possibilidade de através da linguagem radiofônica o conceito do conteúdo de sistemas e equações do 1º grau utilizando a estratégia do conceito, humor e música.





Pauta: Maurício
Roteiro:Maurício
Edição: Maurício
Locução: Maurício
Direção:Maurício


------------- 
Referência



Nenhum comentário: