quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como é um professor que trabalha com a pedagogia humanista?


O primeiro ponto antes de responder a nossa indagação, seria refletir sobre a pedagogia humanista.

O que é uma pedagogia humanista?
  
A pedagogia humanista é aquela que é não centrada no conteúdo e sim no aluno .
O todo contexto do aluno é utilizado, busca-se o lado da  experiência dos alunos como foco maior da aprendizagem.
Nessa perspectiva temos as emoções, as relações sociais de cada individuo como foco essencial para o desenvolvimento da aprendizagem, as ações pedagógicas na linha humanista se caracterizam por esse olhar mais amplo da pedagogia, onde o aluno é um todo para o seu desenvolvimento de aprender e construir o seu mundo dentro da realidade social que está inserido.

E o papel do professor?

O professor tem como linha de ações as relações existentes dos contéudo a ser desenvolvidos mais que carregam todas as dificuldades existentes no entendimento da realidade dos alunos.
Nesta visão, o professor é comunicativo e próximo do aluno , leva em conta todo o histórico e percepção que educando tem nas suas relações sociais e por consegue interferir na sua vivência, explorar melhor suas habilidades e amplia os seus desafios.


Referência
BICUDO, M.A.V. A Contribuição da Fenomenologia à Educação. In BICUDO, M.A.V.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa e grande porcaria que vivemos, agora chamam de Pedagogia Humanista.Sabe, quando deixamos de centrar o foco no conteúdo, tudo vira uma Ilha da Fantasia. Fico, pensando quando você necessitar de um médico que foi formado por essa Pedagogia Humanista, será que ele vai te operar direito ou não. E, o engenheiro que construiu seu apartamento ??? Pense nisto, antes de ficar imaginado contos de fada. COmo você faria com essa pedagogia para atender uma turma de 40 alunos ???

mauriciomunhoz disse...

É...Enquanto não debatemos a nossa prática, não entendemos o que fazemos.

Valeu amigão.