segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aula: Máximo Divisor Comum

Conteúdo: Divisibilidade
Objetivo: Proporcionar a relação existente entre dois ou mais números quais há números comuns divisíveis.
Metodologia: Com base nos critérios de divisibilidade , relaciona-se dois ou mais números inteiros nos quais verifica-se os números divisíveis, podendo utilizar a estratégia de conjunto, intersecção ou modelo prático.


Máximo Divisor Comum

O maior divisor comum de dois ou mais números chama-se Máximo Divisor Comum, conhecido como m.d.c.
  

Por exemplo , vamos pensar no máximo divisor comum entre o número 18 e 12.

1° Vamos ver os divisores do número 18:

18 é divisível por : 2, 3, 6, 9 e 18

2° Vamos ver os divisores do número 12:

12 é divisível por 2,3, 4, 6 e 12.

Se você notar,  são divisores comuns entre 18 e 12 os seguintes números:
 2, 3 e 6, logo o Maior Divisor entre eles é o número 6, portanto o Máximo Divisor Comum (m.d.c) é  o número 6.  
   método Prático


Vamos assistir o vídeo que apresentar a resolução via divisores, via conjunto(intersecção) e via modelo prático. 

Qual é o melhor? 
Com certeza, aquele que você entende.


Atividades para  alunos:

1) Encontre o m.d.c dos seguintes números: Utilize  dois métodos diferentes para solução do exercício:

a) m.d.c (9,12)
b) m.d.c ( 10, 20)
c) m.d.c ( 30, 18 )
d) m.d.c ( 120, 75)


Atividades para professores

1) Acesse o plano de aula disponível no endereço
http://www.neteducacao.com.br/sala-de-aula/fundamental-i/matematica/mdc
  No site da net educação há um proposta interessante de trabalho concreto com M.M.C e o M.D.C.  


Referência:

www.mauriciomunhoz.blogspot.com

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