A palavra bullying vem da etimologia da palavra to bully ou seja ameaçar, intimidar. Para a vítima , o bullying é como se fosse uma dor, tem como característica principal a sua repetição e dá ao agredido um sentimento de rejeição do grupo.
Onde mais ocorre?
- Na sala de aula
- No recreio/intervalo das aulas
- Nas entradas e saídas das aulas.
- Geralmente o agressor é uma aluno(a) que não tem sensibilidade moral (não se coloca no lugar do outro)
- .É fruto de pais superprotetores ou ausente das suas famílias.
- Já foi vítima e vinga-se nos outros
- Tem uma forte tendência futura a violência domestica e algumas transgressões sociais.
Metáfora do Barril de Maças
Segundo Trivino (1990), a relação de poder dentro de um ambiente corporativa se assemelha ao contexto de transmissão de conduta, ou seja uma maça podre afeta o restante do grupo.
Na realidade aquele velho ditado, quando há uma maça podre na sala, a intervenção tem que ser rápida, é claro, tem que haver algum tipo de punição.
Na realidade aquele velho ditado, quando há uma maça podre na sala, a intervenção tem que ser rápida, é claro, tem que haver algum tipo de punição.
Um ambiente onde se produz bullying tem como características:
- Faltas de regras claras
- Conflitos mal resolvidos
- Falta de uma cultura mais humana (em casa e na escola)
- Respeito e ética ( ética é vacina e não remédio).
O que ocorre hoje na escola é que tudo se trata como bullying, um aluno quando ofende um outro uma única vez não é bullying, o bullying ocorre pela repetição dos fatos, por isso, há necessidade de que nos PPPs das escolas dialogarem com essas questões que hoje assombram as escolas, sabendo que já decisões judiciais onde a escola já recebe processos no âmbito até de danos morais.
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário