terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como aprender frações com um jogo?

As frações são um capítulo a parte no contexto dos números reais. A diversidade de operações , problemáticas criam vários horizontes metodológicos para os educadores , um dos encaminhamentos que contribuem com o maior interesse dos alunos pelas aulas são estratégias de ensino lúdicas.
Frequentando as capacitações de professores tive acesso a um jogo bem interessante que resolvi socializar.

Jogo na Matemática
Conteúdos: Números Fracionários.
                   - Frações equivalentes.

Material: 
Tabuleiro



    















Fichas de Números Negativos: 18 fichas





















Fichas de Números Positivos: 18 fichas





















Fichas com Números Nulos: 06 fichas






















Dois jogos de 8 fichas diferentes e dois dados. 










Jogadores: 2

Regra: Um dos jogadores inicia a rodada lançando os dois dados, o menor valor dos dados lançados será o numerador e o maior o numerador>
Por exemplo: Os dados aparecem os números 3 e 5 ou 5 e 3 , tanto faz , logo  a fração será:


O jogador terá que achar a fração equivalente a  3/5 no tabuleiro, neste caso  será 12/20, o jogador coloca a sua ficha na marcação 12/20 , a jogada passa para o próximo jogador e por exemplo ele tira 4 e 2, logo a fração será: 2/4  ou seja  1/2. O jogador procura no tabuleiro frações equivalentes a 2/4 ou 1/2 e verificará que há as seguintes possibilidades: 5/10 ou 7/14 ou 6/12. Qual será local de escolha ? Dependerá da estratégia?
Algumas perguntas:
1- Quem vence o jogo? 
Aquele que conseguir colocar 3 fichas próximas(seguidas), seja elas em linha, na coluna ou na diagonal.
2 - Cada jogador joga apenas uma vez?
Sim. As jogadas são alternadas.
3- E se não tiver fração equivalente na jogada?
O jogador passa os dados para o oponente.
4- E se o jogador não achar a fração equivalente no tabuleiro , mais há uma fração?
O jogador passa os dados para o oponente. 

Obs: Farei um vídeo explicativo do jogo, na mesma postagem. Aguardem...

Referência
Kamil Constance: JOSEFA, Linda.Aritmética e Novas Perspectivas 

Um comentário:

Fernanda Tardin disse...

Olá, Professor Maurício!
Parabéns pelo blog e pelos posts.
Certamente voltarei outras vezes. rsrsrs