quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Utilizando o Geogebra nas aulas de Matemática...

Um dos software livres  mais atrativos na educação matemática é o geogebra, na qual possibilita modificar  a dinâmicas das aulas de geometria.  

 O recurso  possibilita organizar as  aulas fugindo um pouco do quadro negro , régua e compasso e outras dinâmicas usuais metodológicas do ensino da geometria.
Construir figuras planas, funções, o trabalho com áreas, perímetros entre outras possibilidades geram um ambiente educacional além prazeroso muito rico nas suas possibilidades educativas.












Para poder trabalhar em sala de aula é necessário um bom plano de aula onde assegure além das possibilidades entusiasmar os alunos por uma nova ferramenta educacional seja também um ambiente  de aprendizagem matemática. 
Abaixo disponibilizamos um trecho de um plano de aula da revista nova escola onde demonstra sua aplicabilidade no 8° ano do ensino fundamental.
Já para aqueles que tem a curiosidade de utilizar o software sem instalar tem o geogebra online indicado no link abaixo.
http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html

---------------
Objetivos 
- Explorar o software Geogebra. 
- Testar conjecturas durante a resolução de problemas e validar a consistência das construções. 

Conteúdo
- Geometria dinâmica. 

Ano
8º. 

Tempo estimado 
Cinco aulas. 

Material necessário 
Computadores com o Geogebra

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
O software Geogebra possui um recurso para aumentar o tamanho da fonte do programa (basta acessar Menu principal ...... acesse o link abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/ambientacao-geogebra-636086.shtml

--- 
Links recomendáveis:  canal do geogebra no youtube
http://www.youtube.com/user/GeoGebraChannel

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

Nenhum comentário: