quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como trabalhar com Histórias em Quadrinhos em sala de aula?



Como trabalhar com histórias em Quadrinhos em sala de aula?

     Como especialista em mídias na Educação acredito que estamos chegando num momento diferente na educação, não gostaria de ser contraditório apenas no discurso e  sim na prática quando utilizamos recursos diferenciados para melhorar a nossa prática.

     Além de ser muito atrativo para os alunos de todas as modalidades de ensino, a produção de HQ (Histórias em Quadrinhos) produz uma diversidade de possibilidades educativas na qual o aluno como centro do conhecimento , produz e aprende.
  Para Freire (2002), a história em quadrinhos permite utilizar recursos de diversos sistemas semióticos, como textos, figuras, onomatopéias, sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor circular nesses recursos.
   
       Transformar imagens visuais em textos verbais, essa é a grande dica na qual conteúdos podem ser debatidos de uma forma prazerosa e estimulativa, no espaço cibernético há um grande variedade de possibilidades, na qual o professor de acordo com a disciplina e com modalidade de ensino não terá dificuldade em realizar uma proposta de trabalho com HQ  

   Vamos propor uma sugestão de atividade na qual a HQ é  o recurso principal metodológico para o ensino, vejamos:

Problema:

    Como trabalhar com a HQ no 5° ano do Ensino fundamental na Disciplina de Matemática nos conceitos fundamentais de contagem? 

 Objetivo Geral

    Analisar de que forma as HQ podem auxiliar na visão crítica das relações existentes na sociedade nos processos de contagem. 

Objetivos Específicos

    Construir HQ com os alunos que retratem as relações de contagem durante a história da Humanidade.
    Elaborar conceitos coletivos da utilização dos processos de contagem e as operações de adição e subtração com números naturais.
    Relacionar as HQ com o aprendizado dos números naturais através de produção de tirinhas de HQ.   

Metodologia
  
    A construção das HQ requerem alguns passos fundamentais , tais como escolha do ambiente educativo, como por exemplo se será no meio virtual ou se será na produção de material impresso.  
    A metodologia experimental pode ser adaptada conforme as caracteristicas dos educandos:
  1. Trazer para sala de aula diversas HQ para serem analisadas pelos alunos, quanto a sua forma, diálogo e  designer.
  2. Fazer um levantamento bibliográfico da história dos números na sociedade.
  3. Separa os alunos em pequeno grupo para que eles possam estudar, discutir como irão fazer as HQ.
  4. Utilizar o recurso de produção de HQ virtual ou impresso para a produção das HQ.
 
Sites com histórias em quadrinhos
Abril Jovem - www.herois.com.br 
Asterix - www.asterix.tm.fr 
Bdmania - www.interzona.pt/bdmania 
Cartoon - www.cartoon-online.com.br 
Cybercomix - www.cybercomix.com.br 
Dilbert - www.dilbert.com 
Garfield - www.garfield.com 
Gibindex - www.gibindex.com 
Mafalda - www.quino.com.ar 
Moebins Arcana - www.moebius-us.com 
Mônica - www.monica.com.br 
Museu of Cartoon - www.cartoon.org 
Níquel Náusea - www.niquel.terra.com.br/niquel 
Omelete - www.omelete.com.br

Sites:
Crianças no Uol - www.uol.com.br/criancas 
Disney – Brasil - www.disney.com.br/ 
Doce de Letra - www.docedeletra.com.br 
Edukids - www.minerva.uevora.pt/Edukids/edukids.htm 
Mônica - www.monica.com.br/ 
Cartoon: www.cartoon.com.br 
nickleon: www.nick.com.br 
seninha: http://senna.globo.com/senninha

Nenhum comentário: