Planejamento do 1° trimestre - 6° ano do Ensino Fundamental.


Planejamento do 1° trimestre - 6° ano do Ensino Fundamental.


O planejamento de uma disciplina visa organizar o trabalho de sala de aula do professor que caracteriza uma abrangência com base nos parâmetros e nas  diretrizes curriculares da disciplina.


O 6° ano do Ensino fundamental se caracteriza por uma reapropriação de conhecimentos aprendidos no primeiro ciclo do ensino fundamental, mais propriamente do 4° e 5° ano.
Será um dos encaminhamentos padronizar habilidades para que o educando a partir do 7° ano tenha todos os fundamentos básicos do conhecimento matemático para o início da álgebra e suas relações com a geometria.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Paulo Freire)

    
Objetivos da Matemática

- Desenvolver a matemática através de investigação e de produção de conhecimento.

- Construir através do conhecimento matemático, valores e atitudes, visando a

formação integral do aluno

- Formar alunos que se apropriem dos conhecimentos de forma que influenciem na formação do pensamento humano e na produção de sua existência por meio das ideias e das tecnologias

- Formular hipóteses e prever resultados

- Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reias e em especial emoutras áreas

Conteúdos estruturantes


- Números e álgebra

- Grandezas e medidas

- Geometria

- Tratamento da Informação

Metodologia (para todos os trimestres)

- Aulas expositivas

- Realizações de atividades escritas com registro no caderno

- Atividades em duplas: situações que envolvam troca de ideias sobre o tema proposto ou que envolvam construção de materiais ou jogos

- Leitura e interpretação de textos informativos presentes nos livros didáticos, jornais,

revistas e outras fontes

- Construções geométricas com utilização de régua e papel quadriculado

- Realização de atividades extraclasse, tarefas, pesquisas, trabalhos de geometria 

Instrumento de avaliação

- Produção dos alunos individual ou em grupo, realizados em sala ou em casa, no caderno ou em folha.

- Teste escrito individual com vista a diagnostico e reforço

- Teste com consulta

- Trabalhos

- Pesquisas

- Jogos

- Desafios

- Montagem e desmontagem de caixas e embalagens/ Maquetes

1º Trimestre

Conteúdos

- Sistema de numeração

- Números naturais

- Quatro operações

- Potenciação e radiciação

- Múltiplos e divisores

- Fatoração (M.M.C e M.D.C.)

- Medidas de comprimento

- Medidas de massa

- Geometria plana

- Dados e tabelas

Objetivos

- Identificar diferentes representações do mesmo número

- Identificar bases de contagem

- Ampliar e aprimorar a compreensão das regras S.N.D.

- Identificar e ordenar números naturais

- Utilizar os números naturais em situações de contagem e ordenação

- Representar números naturais na reta numérica

- Efetuar adição, subtração, multiplicação, divisão com operações inversas

- Identificar as operações, técnicas de cálculo e nome dos termos

- Reconhecer e utilizar propriedades das operações

- Estabelecer e registrar estratégias para resolver problemas por meio das operações

com números naturais, partindo de situações do cotidiano

- Desenvolver o cálculo mental

- Escrever produtos e fatores iguais na forma de potencia, identificando base e

expoente

- Identificar e diferenciar formas planas a não planas percebendo a posição dos

objetos explorando o espaço

- Reconhecer e representar ponto, reta, plano, semi-reta e segmento de reta.

- Caracterizar polígonos

- Conceituar números primos e decompor um número em um produto de fatores

primos

- Calcular o perímetro usando unidades de medida padronizadas

- Identificar grandezas como comprimento e massa

- Operar com múltiplos e submúltiplos o quilograma

- Identificar e relacionar elementos geométricos que envolvam o cálculo de perímetro

- Interpretar e identificar os diferentes tipos de gráfico e compilação de dados sendo

capaz de fazer a leitura desses recursos nas diversas formas em que se apresentam

Avaliação

- Conheça os diferentes sistemas de numeração

- Identifique o conjunto dos naturais, comparando e reconhecendo seu elementos

- Realiza operações com números naturais

- Expresse matematicamente, oral ou por escrito, situações – problema que envolvam

as operações com números naturais

- Reconheça o M.M.C e M.D.C. entra dois ou mais números naturais

- Reconheça as potencias como multiplicação de mesmo fator e a radiciação como

sua operação inversa

- Relacione as potencias e as raízes quadradas e cúbicas com padrões numéricos e

geométricos

- Identifique o metro como unidade padrão de medida de comprimento

- Reconheça e compreenda os diversos sistemas de medidas

- Opere com múltiplos e submúltiplos do quilograma

- Reconheça e representa ponto, reta, plano, semirreta e segmento de reta

- Conceitue e classifique polígonos

- Identifique corpos redondos

------------------
Referência

www.mauriciomunhoz.blogspot.com
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog