segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A matemática inclusiva

As aulas de Matemática elas muitas vezes são centradas em saberes dos quais descolam com o interesse e com as habilidades dos educandos.
Em sala aula não difícil encontrar o educando tendo muitas dificuldades de entender a Matemática bem como sentir prazer nas aulas, principalmente os alunos que possuem dificuldades ou mesmo tempo de aprendizado diferentes.
A prática cotidiana da profissão não favorece apenas o desenvolvimento de certezas ‘experienciais’, mas permite também uma avaliação dos outros saberes [disciplinares, curriculares e da formação profissional], através da sua retradução em função das condições limitadoras da experiência. […] os professores tentam transformar suas relações de exterioridade com os saberes em relações de interioridade com sua própria prática. (TARDIF, 2010, p. 53-54).
Uma das experiências pedagógicas interessantes são a inserção do educando em projeto, não entenda como facilitador de nota e sim em um mergulho no conhecimento Matemático real. 

 Esse ano de 2020 , irei relatar alguns projetos simples para aquele já interioriza  uma pedagogia de projeto como prática pedagógica.
 As dificuldades, a aplicação , a forma de avaliar e principalmente os resultados a médio e longo prazo fazem com que esse olhar diferente propicie ao aluno prazer maior de estar nas aulas de Matemática sem o viés apenas da Álgebra e de algoritmos presentes na ciência.
Nas próximas postagens ,irei relatar alguns projetos que realmente realizo em sala de aula.
---
Professor Maurício de Oliveira Munhoz
Especialista em Mídias Educativas.

Nenhum comentário: