A matemática dos nossos filhos.
No percurso histórico da Matemática escolar , tivemos vários
embates metodológicos no tocante a definição do que seria essencial para o conhecimento
desta ciência milenar.
Qual seria a melhor forma de trabalhar a Matemática hoje no
espaço escolar?
- É enfoque da repetição?
- É processo
curricular conteudista?
- Matemática Básica ?
- Matemática de Desafios Contemporâneos?
- Matemática Inclusiva?
- Matemática Colaborativa?
- Matemática de Projetos?
- Matemática prática e apenas comercial?
- Matemática lógica humanista?
- Matemática do Cotidiano?
Atualmente a relação professor x aluno, deve ser mais
dialógica para que possamos definir com base na realidade no qual os alunos
estão inseridos, para que o processo
ensino-aprendizagem estabeleça quais encaminhamentos serão além de
prazerosos estimulem aos educandos a absorver conceitos matemáticos com
princípios de saberes que fundamentam a sua vida em sociedade , possibilitando
aumentar a massa crítica da comunidade onde ele
se encontra inserido.
Batllori (2006) destaca que essa manifestação espontânea da criança, sem censura e convenções, de forma séria e interessada, mostra como ela realmente é, sendo uma forma insuperável de aprendizagem para os educadores, ajudando também na elaboração de novas estratégias
As BNCC já se aproprias dessas linhas mestras delineando
caminhos para a Educação Matemática, seja elas os desafios contemporâneos
atualizados constantemente pelas inovações tecnológicas.
Professor Maurício de Oliveira Munhoz
Licenciado em Matemática
Autor de livro de Metodologia em Matemática
Pós Graduado em Mídias Educativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário