" A escola é um local onde nossas ambições se tornam realidades, as nossas tendências se evidênciam e o nosso aprendizado se transforma"
1-Dados de identificação:
Autor(a) do trabalho: Mauricio de Oliveira Munhoz
Colaboração:
Alun(o)s/série:____________________________________
Professor/disciplina:______________________________
Equipe Pedagógica:________________________________
Escola ou Departamento de Educação: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Município / NRE: Curitiba/Curitiba
2- Problema/questão a ser resolvida/investigada:
“Como implantar uma rádio restrita no Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda”
3- Proposta de solução do problema/questão:
3.1 – A concepção do tipo do projeto da rádio na escola
Alcance do projeto: Diário/Semanal
Âmbito de alcance: Todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola.
Disciplinas envolvidas no projeto: Todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola.
O que se pretende construir:
- Pretende-se construir um rádio restrita ao ambiente escolar que possua fins pedagógicos claros que tenha participação de toda a comunidade escolar.
A visão pedagógica e metodológica do projeto se concretiza através de Oficinas práticas de duração limitada onde o foco principal é o apoio para alguma disciplina específica e ações pedagógicas da escola.
3.2 – Os objetivos do projeto
A escola moderna é ciente que necessita melhorar a demanda de ações de comunicação educativa, bem como os fluxos de comunicação na escola, seja na ordem de avisos, regimentais, seja na ordem da produção do conhecimento e no desenvolvimento de linguagens.
Ocorre que a escola não absorve também as demandas de natureza curricular não são supridadas com atuação isolada do educador ou de planos de ações pedagógicos.
O P.P.P das escola prevê uma melhoria nos coeficiente comunicativos na escola, por si próprio o projeto da rádio restrita na escola pode absorver boa parte dessa demanda que tanto aflinge o ambiente escolar.
3.3 - A justificativa
Além de familiarizar a escola com utilização da mídia radiofônica, o projeto constitui numa prática viva da cidadania, pois propicia desenvolver nos educandos a consciência critica das informações recebidas, desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem, a socialização , disciplina, organização de trabalho, fundamentação do conceito de rádio informativa e educativa e a imaginação dos mesmos.
3.4 - A equipe de trabalho
Participaram da implantação do projeto os seguintes segmentos da comunidade escolar:
- Coordenação Pedagógica
- Professores
- Grêmio Estudantil
- Representante da Apm
Quais serão os professores Inicial que participaram da Implantação do Projeto?
- Professor André/Geografia
- Professor Maurício/Matemática
- Professor Nanderson/Educação Física
(Obs) Sugerir nomes
Quais serão os integrantes da equipe pedagógica que participaram da implantação do projeto?
- Adennis/Supervisora
(Obs) Sugerir nomes
Quais serão os participantes do Grêmio Estudantil?
- Presidente
- Colaborador Cultural
(Obs) Sugerir nomes
Quais serão os participantes da Comunidade Escolar que participaram da implantação do projeto?
- Apm
(Obs) Sugerir nomes
3.5 - Um plano viável
Após a implantação do projeto delineado por suas diretrizes apresentadas pelo grupo de trabalho inicial, será o momento de colocar em prática os trabalhos realizados dentro da rádio da escola, tais como:
Há necessidade da Direção e Supervisão dos Professores para aplicação das rotinas de trabalho dentro da rádio.
Nesse momento inicial a Direção será de atribuição do Professor Maurício e da Supervisão do Professor André ( Os nomes são apenas sugestão, pois na implantação do projeto o grupo de trabalho podem surgir outros nomes e ou outras funções de gerenciamento).
A função da Direção do Projeto será de definir as pautas a serem trabalhadas e teram como base o P.P.P da escola, fluxos de comunicação do ambiente escolar,e apoio a alguma disciplina escolar previamente estabelecida.
A função da Supervisão do Projeto será de acompanhar o desenvolvimento das Oficinas de trabalho na rádio, bem como a discussão e execução das pautas escolhidas durante o horário da rádio.
A programação da rádio deverá ser atrelada as pautas, bem como a criatividade e inserção musical supervisionada por aqueles que executam o projeto.
A execução da programação da rádio ficará sobre responsabilidade do Grêmio Escolar onde direcionará o trabalho desenvolvidos pelos alunos.
Os desafios a serem superados nos momentos iniciais serão o desenvolvimento de uma linguagem própria da emissora bem como a divisão de trabalhos na rádio.
O horário , bem como o local da rádio e da sonorização da transmissão será discutida pelo grupo de trabalho desenvolvido na implantação do projeto, sendo o público a ser atingido será toda a clientela da comunidade escolar.
No tocante ao custo , há projetos de rádio restrita, rádio-pátio e rádio digital, no decorrer das discussões o grupo de trabalho deverá escolher a opção que mais seja adaptável para a comunidade escolar.
3.6 - Metodologia de avaliação.
A avaliação será realizada durante todo o processo, como o projeto possui orientação de um grupo de professores, caberá também a equipe pedagógica da escola bem como os alunos da escola sugerir mudanças com base na proposta pedagógica da escola.
Quando de uma temática solicitada por algum professor , o critério de avaliação será processual e criatividade.
4. EQUIPAMENTOS
DESCRIÇÃO
Aqui estão três modalidades de possíveis configurações para uma rádio na escola. Você pode trocar alguns equipamentos e mesclar as idéia.
É possível, por exemplo, montar uma Rádio Restrita, que transmite os programas para as caixas acústicos via cabo ou antena. Na Rádio-Pátio os alunos e professores transmitem as produções gravadas em um aparelho de som portátil que levam para as salas de aula ou para o pátio. Essas duas situações podem convergir para a Rádio Digital (ou webradio), que é a transmissão dos programas realizados no meio digital, disponibilizados na Internet.
Ter mais de um tipo de rádio potencializa a audição e a divulgação dos programas!
4. 1 CONFIGURAÇÃO DE RÁDIO RESTRITA
Opção intermediária, testada com sucesso em vários projetos. Também pode ser executada em sistema de transmissão restrito (caixas sem fio) com o conseqüente acréscimo no custo final.
Gravação
Ø 06 gravadores portáteis de mão padrão K7 (ext.)
Ø 03 microfones (internas)
Ø 01 Mesa de som com pelo menos 08 canais
Edição
Ø 01 Duplo Tape deck
Ø 01 Gravador de CD ou MiniDisc (MD)
Monitoramento
Ø 02 Fones de ouvido tipo “headphone” debaixo desempenho
Veiculação
Ø Sistema de caixas acústicas com fio
4.2 CONFIGURAÇÃO DIGITAL
Configuração topo de linha, ainda pouco acessível para a maioria das escolas. Mas a queda lenta e constante nos preços do equipamento digital, aliada à disseminação de computadores (inclusive nas escolas públicas) pode mudar este quadro.
Gravação
Ø 06 gravadores portáteis padrão digital MP3 (exts.)
Edição
Ø 01 microcomputador com placa de som e software de edição para áudio e
gravador de CD
Monitoramento
Ø 02 fones de ouvido tipo “headphone” de alto desempenho
Ø Caixas acústicas multimídia
Veiculação
Ø Sistema de transmissor
Ø Caixa acústica sem fio/ Internet (webradio)
Acessórios
Ø Cabos de áudio
Ø CDs
Ø Cabo de rede RJ 45
4.3 CONFIGURAÇÃO MÍNIMA: RÁDIO-PÁTIO
Esta é a opção mais econômica e, conseqüentemente, a de menor desempenho. Num caso extremo, os fones de ouvido poderão ser suprimidos.
Gravação
Ø 02 Gravadores portáteis de mão padrão K7 (externas e internas)
Edição
Ø 01 Tape deck duplo (para cópia)
Monitoramento
Ø 02 Fones de ouvido tipo “earphone”
Veiculação
Ø Rádio Pátio com minisystem ou amplificador
Ø Caixas acústicas
Acessórios
Ø Cabos de áudio
Ø Fitas K7
Ø Pilhas
5- Referências bibliográficas
site acessados
http://www.cursos.nead.ufpr.br/
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/inicio.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário