Sou o professor Maurício Munhoz, lhe convido a refletir um pouco sobre a educação e suas relações com a sociedade.Um excelente dia para você.
sábado, 2 de maio de 2009
INDISCIPLINA EM SALA
Se pesquisarmos na própria web há várias formas teoricas de combater a indisciplina em sala de aula, mais como agimos realmente quando este fato ocorre em sala?
O que caracteriza a indisciplina em sala:
*Salas com muitos alunos:
É terrível dar aulas naquelas sala hiperlotadas, coidados dos alunos não tem espaço para se mecher, como cobrar atenção principalmente para a turma do fundão.
Eu sempre fui um dos mais altos da sala, resultado? Sentava lá no fundão, puxa como é difícil assistir aula lá trás.
A Conversa entre os alunos pode ser outra forma de indisciplina.
Os alunos falam e continuam a falar, mesmo depois do professor os chamar à atenção.
*** Porquê a necessidade de conversar nas aulas ?
· Para relatar assuntos exteriores à sala de aula.
· Para mostrar que faz parte do grupo/turma.
· Para mostrar oposição à autoridade do professor.
· Para esclarecer ou compreender o que o professor acabou de dizer.
· Para mostrar o seu descontentamento com a disciplina e/ou o professor. Etc .
Como geralmente tratamos a indisciplina?
O professor assume no início algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexíveis:
- mostrar-se sério nas primeiras aulas, não tendo um sorriso fácil;
- impedir ou limitar as saídas durante a aula;
- não permitir que se levantem do lugar sem que peçam autorização;
- não permitir que troquem materiais sem que peçam autorização;
- dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperação e a concentração;
- quando um aluno ou o professor fala os outros escutam;
- não confundir a simpatia com o "porreirismo da silva".
Há escolas, onde a orientação realmente funciona, também fico imaginando as orientadoras só ficam com os alunos problemáticos, e o stress deve ser grande.
Note, uma das formas de diminuir a indisciplina em sala são sempre as mesmas:
* Rapidamente identificar os indisciplinados Identificar o(s) aluno(s) perturbador(es).
* Criar um hábito de dialogar em sala, estabelecendo uma boa relação professor e aluno, principalmente diminuindo a criação de líderes negativos.
* O professor tem que ser um líder em sala, e é claro um líder positivo.
* Buscar conhecer o aluno, seu percurso escolar, seu meio, sua família, qual o diagnóstico dos professores anteriores
» Diferenciar a aula, indo ao encontro das necessidades dos alunos.
* Ter um postura motivadora em sala, sempre elogiando o aluno quando ele assume boas atitudes.
» Responsabilizar o aluno em causa e toda a turma pela atitude do aluno. É fundamental tratar o aluno como pessoa, contribuindo, sempre que possível, para a formação de uma auto-estima forte.
» Ignorar o acontecimento, para não provocar repulsa por parte do aluno. Posteriormente chamá-lo á atenção.
» Repreender o aluno de forma verbal em particular ou perante a turma., responsabilizando-o pelas suas atitudes.
» Mudar de lugar alguns alunos, tendo em consideração o seu aproveitamento e grau de concentração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário