segunda-feira, 22 de junho de 2009

O uso do computador como ferramenta de aprendizagem.


As práticas pedagógicas atuais levam em conta um universo de possibilidades metodológicas entre as quais o novo paradigma educacional que é a tecnologia.
A tecnologia altera muito o processo de interesse no processo educativo transformando as salas de aulas em espaços desinteressantes para uma parcela de educandos, o computador processa mecanismos virtuais de aprendizagem, a leitura, a interpretação e o desenvolvimento visual e criativo na aprendizagem.
Em linha geral as TIC’s orientam melhor uma prática pedagógica , especialmente o uso do computador requer alguns domínios tecnológicos e metodológicos por parte do professor, dos quais se destacam:


· Preparação das aulas.

· Verificação com antecedência dos sites visitados.

· Roteiro bem especificado e limitado do que irá realizar em uma aula no laboratório.

· Quando utilizar programas de software realizar previamente aula teórica dos fundamentos da ferramenta utilizada.


Pesquisar em relação ao uso do computador possibilita a utilização correta do recurso didático, em todas as possibilidades pesquisadas a limitação do uso na escola e em casa é o que possibilita os melhores resultados, pois sabemos que a gama de informações na web é ilimitada mais também há muita coisa prejudicial à formação do conhecimento.


Referências:

1)Uso de computador na escola: um engano?

Disponível em:

http://under-linux.org/b62-uso-de-computador-na-escola-um-engano

2)O computador na sala de aula

Disponível em :

http://www.filologia.org.br/xiicnlf/resumos/PDF

Nenhum comentário: