sexta-feira, 19 de junho de 2009

Recursos Didáticos



Os recursos didáticos fazem a mediação entre o processo metodológico do educador e a assimilação do processo ensino-aprendiagem para o aluno.
Na minha visão a função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem é estimular o ambiente educacional, possibilitando um maior desenvolvimento das habilidades a serem adquiridas pelo educando.
Dinamizar uma aula requer didática, metodologia e recursos didáticos, a dosagem correta dos recursos vai de encontro das propostas elaboradas no planejamento escolar, caberá o professor a utilização de forma correta e produtiva.

Os recursos didáticos mais usuais seriam:
  • Livros didático, quadro, textos,
  • Mídias: computador, televisão, rádio, mp's, dvd´s, jornal, periódicos, entre outros.
  • Não esquecendo do popular quadro negro.

Destaca-se em pleno século XXI, o livro como tal ele é um material de apoio ao professor é o mais utilizado como recursos de ponta nas escolas do Brasil, sendo que através da sua práxis os educadores direcionam livro com base na sua linha de ação.

Na minha escola além dos tradicionais encontramos:

Tv pendrive, Computador e Datashow.

As limitações sempre são aquelas que todos sabem , o professor não pode apenas trabalhar com um único recurso, quanto mais ele dinamizar suas aulas mais atrativas e pedagógicas elas serão, a falta de manutenção dos equipamentos também se insere nas limitações no processo.

Sugestão: Entre na seção deste blog que fala de mídias, geralmente disponibilizo postagens bem interessantes em relação ao tema
Referências
Recursos Didáticos
Disponível em:
Blog como Recursos Didáticos
Disponível em:
Recursos Didáticos
Disponível em:
http://www.slideshare.net/tgsaraujo/recursos-didticos?src=related_normal&rel=1495284

Nenhum comentário: