Série: 8ª série
Objetivo: Possibilitar ao aluno o entendimento na análise da figura do Círculo relacionada a Bicicleta
O estudo do Círculo e uma relação muito aproveita para educadores em proporcionar ligações com diversar áreas do saber, vamos apresentar algumas possibilidades existentes utilizando a bela e útil "bicicleta".
- Remontando na história temos um dos grandes gênios da humanidade "Leonardo da Vinci"que descobriu a relação existente entre o corpo humano e a bicicleta.
- Já nas aulas do ensino fundamental temos o estudo do círculo que faz com possamos relacionar dados como comprimento da figura, utilizando dados como raio, diâmetro relacionando o fato que podemos descobrir quantas pedaladas teremos que dar para se locomover determinada distância.
- Podemos relacionar a bicicleta com relações de proporções:
A Bicicleta e as Proporções
Programa matemático, feito em Excel que trabalha com ferramentas que relacionam a proporção entre engrenagens de tamanhos diferentes, velocidade, tamanho da circunferência da roda, numero de dentes das engrenagens, etc.
Nos movimentos podemos relacionar a velocidade com a rotação segura da roda.
No futebol temos também a bela jogada chamada "bicicleta" onde o atleta para realizá-la precisa de um inclinação do corpo no ínicio de 90º, o lance é lind o mais precisa de técnica e relação com sua angulação do corpo.
veja o lance em vídeo
----------------
ATIVIDADES PROPOSTAS
1) Vamos realizar a medida do círculo camparando vários objetos, com um fio ou barbante faça a medida dos objetos abaixo contornando as formas com ou fio ou o barbante e medindo com a régua:
a) prato
b) tampa de um panela
c) um moeda
d) roda de uma bicicleta
Faça uma tabela comparativa com os valores e faça uma reflexão sobre esses dados
--------------
Referência
Círculo e a Bicicleta
Disponível em
http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2009/09/bicicleta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário