Recuperação


Todo processo de ensino-aprendizagem disponibiliza aos educandos a recuperação, muito se discute os critérios utilizados como padrão para esse encaminhamento pedagógico, as linhas de ações diferem muito nas aplicações e conceitos, vejamos as mais tradicionais:


  1. Recuperação de conteúdo:
Metodologia pela qual o educador após um processo de verificação de aprendizagem(prova ou atividades) retoma parte ou integramente o conteúdo trabalhado de acordo com as dificuldades verificadas na análise dos resultados obtidos.
Neste processo na maioria das vezes não se utiliza a alteração de notas, pois o objetivo é rever as lacunas apresentadas durante o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo abordado.

2. Recuperação de notas:

Metodologia tradicional onde o educador proporciona ao educando a possibilidade após verificação inicial do aprendizado ( prova ou atividade) de modificação da nota.
Esse critério muito contestado nas escolas , idealizado na escola tradicional possibilita a muitos conflitos internos do ensino na escola , tais como:

a) educando que não teve interesse pelo desenvolvimento do conteúdo por motivos disciplinares , acaba num único instrumento melhorando sua nota em relação aqueles alunos mais constantes em sala.

b) possibilita que educando desinteressado pelo sistema apenas estudem na época de recuperação conflitando todo o encaminhamento estruturado durante certo período, estão elencadas neste encaminhamento as revisões e trabalhos para melhoria de notas.

c) possibilita aos educandos com dificuldade de aprendizagem uma segunda oportunidade ,agora já maduros tem condições de ter um rendimento melhor na verificação de aprendizagem.

Qual será o melhor processo de recuperação ?

Muitos depois da minha conclusão diriam, faça os dois processo. A certeza maior é que o melhor processo de recuperação é aquele amplamente discutido e estudado pela comunidade escolar pois assim poderá contemplar a proposta inserida no projeto político pedagógico da escola.

---------

Atividades Propostas

6ª série

a ) recuperação de conteúdo.

Assistir o vídeo dos conteúdos

- Equação do 1º grau
b) recuperação de notas

Faça os exercícios abaixo relacionados no arquivo para prova de recuperação.

PROFESSOR MAURICIO EXERCÍCIO BASE PARA ESTUDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º TRIMESTRE 6º A e 6ºB X.doc 39k - em 17/09/2009 07:59 por Maurício de Oliveira Munhoz (versão 2/versões anteriores)
ANEXOS:
PROBLEMAS COM EQUAÇÃO DO 1.doc 735k - em 10/07/2009 12:53 por Maurício de Oliveira Munhoz (versão 1)
REGRA DE TRÊS.doc 73k
5ª série

a ) recuperação de conteúdo.

Assistir o vídeo dos conteúdos
b) recuperação de notas

Faça os exercícios abaixo relacionados no arquivo para prova de recuperação.
PROFESSOR MAURICIO EXERCÍCIOS BASE PARA ESTUDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º TRIMESTRE 5º E e 5ºF.doc 101k - em 12/09/2009 09:15 por Maurício de Oliveira Munhoz (versão 1)
------------------------------

Referência

Recuperação

Disponível em

http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2009/09/recuperacao.html

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog