domingo, 19 de fevereiro de 2012

A viagem


Dia desses, li um livro que comparava a vida de uma viagem de trem. Uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada. Interessante,  porque nossa vida é  como uma viagem de trem cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho , de surpresas agradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques...


Quando nascemos , ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim. Nossos pais.
Não é verdade, Infelizmente, em algumas estação , eles desembarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós:

Nossos irmão, amigos e amores. Muitas pessoas tomam esse trem a passeio. Outras fazem a viagem experimentado somente tristezas. E no trem há também , outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa. Muitas pessoas descem e deixam saudades eternas. Outras tantas viagem no trem de tal forma que , quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe .


Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso, isso nos obriga a fazer a viagem separando deles. Mais isso não nos impede de, com grande dificuldade , atravessarmos nosso vagão e chegar até eles.

 O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado , pois outra pessoa está ocupando esse lugar.
Essa viagem é assim? cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarque e desembarques. Sabemos  que esse trem jamais volta. Façamos essa viagem da melhor forma possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em casa um o que tem de melhor, lembrando sempre que , em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e, provavelmente, precisaremos entender isso.

 Nós mesmos fraquejaremos algumas vezes. E certamente, alguém nos entenderá.
O grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos. E fico pensando::
 Quando eu descer desse trem sentirei saudades.
Sim.

Deixar as pessoas que mais amo viajando sozinhas será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida , será para mim dolorido.
Mas me agarro  na esperança de que , em algum momento, estarei na estão principal , e teria a emoção de vê-los chegar com sua bagagem que não tinham quando embarcaram.
E o que me deixará feliz é saber que , de alguma forma, eu colaborei para que essa bagagem tenha crescida e se tornado valiosa.

Agora nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarque e desembarquem pessoas. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade...
Quem entrará? Que será?
gostaria que você pensasse no desembarque do trem não só como a representação da morte, mais também como o término de uma história, de algo que duas ou mais pessoas construíram e que , por um motivo íntimo (banal), deixaram desmoronar.

Fico feliz em perceber  que certas pessoas como nós, tem a capacidade de reconstruir para recomeçar. Isso é sina de garra e de luta, saber é viver, tirar o melhor dessa viagem.
"Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais que nossos assentos não estejam mais lado a lado, com certeza o vagão é o mesmo"


Nenhum comentário: