Trabalhar com metodologias inovadoras podem proporcionar aos seus alunos um ensino mais estimulativos, tais metodologias necessitam para ser aplicadas de muita pesquisa e principalmente prática.
Não é de hoje que um professor se vê no desafio de entrar num laboratório de informática ou mesmo em sala de aula utilizando o recurso da web e descobrir que todo o plano de aula estipulado não foi bem executado, por não terem sido seguidos alguns passos importantes no uso desta tecnologia, que são:
No ensino da Matemática que geralmente buscamos trabalhar com softwares, essas observações são mais ainda necessárias, tanto no aspecto do conteúdo a ser trabalhado , mais principalmente na transmissão da técnica utilizada para o recurso e também no encaminhamento metodológico correto.
O papel da informática na educação matemática depende do projeto político-pedagógico que a escola sustenta, do planejamento inovador da utilização das tecnologias no aprendizado, do domínio da tecnologia por parte do educador, da sua criatividade e dos softwares disponibilizados para o aprendizado.( MUNHOZ, 2011)
Referência
MUNHOZ,Mauricio de Oliveira. Propostas Metodológicas para o Ensino da Matemática.Curitiba, Ibpex, 2011.
Não é de hoje que um professor se vê no desafio de entrar num laboratório de informática ou mesmo em sala de aula utilizando o recurso da web e descobrir que todo o plano de aula estipulado não foi bem executado, por não terem sido seguidos alguns passos importantes no uso desta tecnologia, que são:
- Testar o recurso tecnológico com antecedência.
- Em caso da utilização de sites, verificar links, limitações e atualizações da página.
- E principalmente , limitar o tempo do uso do recurso que não substituirá a mediação em sala do professor.
No ensino da Matemática que geralmente buscamos trabalhar com softwares, essas observações são mais ainda necessárias, tanto no aspecto do conteúdo a ser trabalhado , mais principalmente na transmissão da técnica utilizada para o recurso e também no encaminhamento metodológico correto.
O papel da informática na educação matemática depende do projeto político-pedagógico que a escola sustenta, do planejamento inovador da utilização das tecnologias no aprendizado, do domínio da tecnologia por parte do educador, da sua criatividade e dos softwares disponibilizados para o aprendizado.( MUNHOZ, 2011)
Referência
MUNHOZ,Mauricio de Oliveira. Propostas Metodológicas para o Ensino da Matemática.Curitiba, Ibpex, 2011.
2 comentários:
O ruim do laboratório de informática é que nem sempre há computadores para todos os alunos e na maioria das vezes os alunos querem ir para orkut e msn, ou procurar alguma porcaria na internet. É um bom recurso, mas infelizmente a cultura do brasileiro ainda é muito insignificante para saber aproveitar esse recurso. Maurício já experimentou algo com o Cabri com os alunos ? Um abraço
Boa sugestão....Vou buscar informações....vi um tutorial no youtube.
Postar um comentário