quarta-feira, 13 de junho de 2012

Qual é o papel da informática na Matemática?

Trabalhar com metodologias inovadoras podem proporcionar aos seus alunos um ensino mais estimulativos, tais metodologias necessitam para ser aplicadas de muita pesquisa e principalmente prática.
Não é de hoje que um professor se vê no desafio de entrar num laboratório de informática ou mesmo em sala de aula utilizando o recurso da web e descobrir que todo o plano de aula estipulado não foi  bem executado, por não terem sido seguidos alguns passos importantes no uso desta tecnologia, que são:


  1. Testar o recurso tecnológico  com antecedência.
  2. Em caso da utilização de sites, verificar links, limitações e atualizações da página.
  3. E principalmente , limitar o tempo do uso do recurso que não substituirá  a mediação em sala do professor.  

No ensino da Matemática que geralmente buscamos trabalhar com softwares, essas observações são mais ainda necessárias, tanto no aspecto do conteúdo a ser trabalhado , mais principalmente na transmissão da técnica utilizada para o recurso e também no encaminhamento metodológico correto.


O papel da informática na educação matemática depende do projeto político-pedagógico que a escola sustenta, do planejamento inovador da utilização das tecnologias no aprendizado, do domínio da tecnologia por parte do educador, da sua criatividade e dos softwares disponibilizados para o aprendizado.( MUNHOZ, 2011)

Referência

MUNHOZ,Mauricio de Oliveira. Propostas Metodológicas para o Ensino da Matemática.Curitiba, Ibpex, 2011.

2 comentários:

Anônimo disse...

O ruim do laboratório de informática é que nem sempre há computadores para todos os alunos e na maioria das vezes os alunos querem ir para orkut e msn, ou procurar alguma porcaria na internet. É um bom recurso, mas infelizmente a cultura do brasileiro ainda é muito insignificante para saber aproveitar esse recurso. Maurício já experimentou algo com o Cabri com os alunos ? Um abraço

mauriciomunhoz disse...

Boa sugestão....Vou buscar informações....vi um tutorial no youtube.