Primeiro vamos um pouco de história
De onde surgiu a ideia?
Nos meados de 1947 , alguns pesquisadores se aperceberam, que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. No entanto, apesar de aqui estar a base do conceito, ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida.
As redes avançadas chegaram em 1968, para que se compreendesse que era fundamental incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.
O celular chegando nas escolas
Na perspectiva da revolução tecnológica na década de 90, os celulares começam a serem massificados tanto na sua produção quanto na suas funcionabilidades e os muros das escolas começam a serem invadidos por essa nova ferramenta de comunicação.
Vamos apresentar alguns encaminhamentos da utilização do celular como proposta pedagógica.
----------
1- Utilizando o celular como gravador
A linguagem oral é transformadora e proporciona a construção de vários saberes. Na maioria dos celulares possuem um gravador de voz , ele possibilita muitas formas de desenvolvimento de aprendizagem.
Que tal construir um jornal na escola e estimular os alunos a fazerem reportagens com diversos temas?
A através de pesquisas realizadas pelos alunos com o gravador , você estimular a produção escrita de resenhas, resumos de temas pesquisados.
Seus alunos podem realizar pesquisas na comunidade e produzirem gráficos em relação a temas diversos propostos.
Que tal fazer um programa de rádio com entrevistas utilizando o gravador do celular?
---
Para que a postagem não fique tão longo, farei novas postagem em relação ao tema utilizando outras ferramentas do celular.
Referência
www,mauriciomunhoz.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário