Na postagem anterior falamos da utilização da gravação de áudio no celular , nesta postagem vamos explorar um outra ferramenta.
Como utilizar no celular a câmera para filmagem e fotos?
Todo celular tem esse o recurso da câmera onde tem duas funções básicas :
- Foto
- Filmagem
Nesta perspectiva pode refletir em relação ao uso desses recursos na produção de conhecimento na escola. Vamos pensar de que forma poderíamos utilizar pedagogicamente este recurso:
Primeiramente a Foto
Serve a mesma estratégia para Biologia, Ciências, Geografia, já pensou uma exposição de fotos do solo? Do relevo?. Que tal fotografar um inseto e pela foto fazer algumas análises?
O que um foto pode representar na produção de um texto? Seria só na disciplina de Arte essa relação ? E o Português?
Como seria mais fácil explorar uma Atividade Física através dos movimentos expostos numa Foto?
Na Matemática podemos explorar tanto os trabalhos de produção de Maquetes, as atividades Lúdicas , a exposição de trabalhos, uma oficina de problemas com base em imagens , a utilização das imagens dos sólidos...
Tenho um colega de Arte que faz com a foto um trabalho extraordinário, seus alunos buscam fotografar paisagens da natureza que abrem um campo de reflexão de produção visual maravilhosa de seus alunos.
Utilizando a Câmera
Quem não imaginaria a riqueza de um trabalho produzido pelos alunos nos quais eles filmam as etapas de produção de suas atividades e depois apresentam para os seus colegas.
Como seria rico a entrevista de alunos em trabalhos de pesquisa onde a filmagem era o seu próprio documentário.
A produção de vídeos educativos de diversas áreas do conhecimento.
Que tal estimular apresentação de trabalhos via vídeos do celular?
A montagem de programas onde os vídeos eram expostos na página de um blog. O registro de amostras culturais, trabalhos de cunho cultural , não é apenas a imagem que diz tudo e sim a riqueza de fazer com que um educando produza um trabalho via vídeo com todas as suas necessidades de produção , de texto e de arranjo de informações que são exploradas na produção do conhecimento e do aprendizado.
-----
Continuamos o registro numa próxima postagem
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
Como utilizar no celular a câmera para filmagem e fotos?
Todo celular tem esse o recurso da câmera onde tem duas funções básicas :
- Foto
- Filmagem
Nesta perspectiva pode refletir em relação ao uso desses recursos na produção de conhecimento na escola. Vamos pensar de que forma poderíamos utilizar pedagogicamente este recurso:
Primeiramente a Foto
- Você pode imaginar qual disciplina não utilizaria o recurso da imagem para uma atividade de aprendizagem?
Serve a mesma estratégia para Biologia, Ciências, Geografia, já pensou uma exposição de fotos do solo? Do relevo?. Que tal fotografar um inseto e pela foto fazer algumas análises?
O que um foto pode representar na produção de um texto? Seria só na disciplina de Arte essa relação ? E o Português?
Como seria mais fácil explorar uma Atividade Física através dos movimentos expostos numa Foto?
Na Matemática podemos explorar tanto os trabalhos de produção de Maquetes, as atividades Lúdicas , a exposição de trabalhos, uma oficina de problemas com base em imagens , a utilização das imagens dos sólidos...
Tenho um colega de Arte que faz com a foto um trabalho extraordinário, seus alunos buscam fotografar paisagens da natureza que abrem um campo de reflexão de produção visual maravilhosa de seus alunos.
Utilizando a Câmera
Quem não imaginaria a riqueza de um trabalho produzido pelos alunos nos quais eles filmam as etapas de produção de suas atividades e depois apresentam para os seus colegas.
Como seria rico a entrevista de alunos em trabalhos de pesquisa onde a filmagem era o seu próprio documentário.
A produção de vídeos educativos de diversas áreas do conhecimento.
Que tal estimular apresentação de trabalhos via vídeos do celular?
A montagem de programas onde os vídeos eram expostos na página de um blog. O registro de amostras culturais, trabalhos de cunho cultural , não é apenas a imagem que diz tudo e sim a riqueza de fazer com que um educando produza um trabalho via vídeo com todas as suas necessidades de produção , de texto e de arranjo de informações que são exploradas na produção do conhecimento e do aprendizado.
-----
Continuamos o registro numa próxima postagem
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário