terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como utilizar o celular em sala de aula - parte 2 ?

Na postagem anterior falamos da utilização da gravação de áudio no celular , nesta postagem vamos explorar um outra ferramenta.

Como utilizar no celular a câmera para filmagem e fotos?

Todo celular tem esse o recurso da câmera onde tem duas funções básicas :

- Foto
- Filmagem

Nesta perspectiva pode refletir em relação ao uso desses recursos na produção de conhecimento na escola. Vamos pensar de que forma poderíamos utilizar pedagogicamente este recurso:

Primeiramente a Foto
 

  • Você pode imaginar qual disciplina não utilizaria o recurso da imagem para uma atividade de aprendizagem?
    Numa aula de química o registro de experiência, de misturas onde numa apresentação coletiva os educandos relatam toda a construção da atividade. Não seria interessante? E quais conteúdos da Química não poderiam ser retratados com as fotos? Acho que poucos, não é?.
    Serve a mesma estratégia para Biologia, Ciências, Geografia, já pensou uma exposição de fotos do solo? Do relevo?. Que tal fotografar um inseto e pela foto fazer algumas análises?
    O que um foto pode representar na produção de um texto? Seria só na disciplina de Arte essa relação ? E o Português? 
    Como seria mais fácil explorar uma Atividade Física através dos movimentos expostos numa Foto?
     Na Matemática  podemos explorar tanto os trabalhos de produção de Maquetes, as atividades Lúdicas , a exposição de trabalhos, uma oficina de problemas com base em imagens , a utilização das imagens dos sólidos...
     Tenho um colega de Arte que faz com a foto um trabalho extraordinário, seus alunos buscam fotografar paisagens da natureza que abrem um campo de reflexão de produção visual maravilhosa de seus alunos.

Utilizando a Câmera


  Quem não imaginaria a riqueza de um trabalho produzido pelos alunos nos quais eles filmam as etapas de produção de suas atividades e depois apresentam para os seus colegas.
  Como seria rico a entrevista de alunos em trabalhos de pesquisa onde a filmagem era o seu próprio documentário.
  A produção de vídeos educativos de diversas áreas do conhecimento.
   Que tal estimular apresentação de trabalhos via vídeos do celular?
  A montagem de programas onde os vídeos eram expostos na página de um blog. O registro de amostras culturais, trabalhos de cunho cultural , não é apenas a imagem que diz tudo e sim a riqueza de fazer com que um educando produza um trabalho via vídeo com todas as suas necessidades de produção , de texto e de arranjo de informações que são exploradas na produção do conhecimento e do aprendizado.

-----  
Continuamos o registro numa próxima postagem   

Referência

www.mauriciomunhoz.blogspot.com        

Nenhum comentário: