terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vamos pensar um pouco na avaliação em Ead?

Um assunto pouco polêmico que  gostaria de convidar os colegas para refletir.
A avaliação nos cursos em educação a distância.

Suas peculiaridades fazem da EAD um processo continuo de construção no Brasil, atualmente para nós professores um caminho sem volta, já para os governantes uma alternativa barata de capacitação em larga escala.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Professor da rede pública - como Raul Seixas faria uma música para um professor.

O professor sobre com o descaso

O descaso da falta de investimento

O Investimento gera resultado

O resultado não aparece a curto prazo

O prazo para os nossos alunos tornarem cidadãos é hoje.

O hoje não generalizando, ainda  educação  é muito cruel.


Assista um vídeo criativo  e que mostra um discurso ainda vivo de gerações para gerações.
Infelizmente..



Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Professores, façam-se respeitar! (31/08/2012) Comentário de Luiz Carlos ...


Tenho a minha opinião já formada em relação ao discurso do nosso amigo. Talvez por ter a necessidade de capacitação constante a nossa melhor arma é exigir melhores condições de trabalho e separar o certo do errado. É triste escutar uma mensagem desta natureza, é cruel com a educação pois tem muito da realidade atual.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Produção de aula na Internet

Para aqueles que querem iniciar o processo de inclusão nas metodologias na web um bom caminho é a produção de aulas.
Como fazer? Não há uma receita pronta, mais muitos caminhos possíveis, gostaria de disponibilizar um link muito interessante que é o da Kham Academy , o site disponibiliza um lista de vídeos educativos de diversas disciplinas. Vale a pena conferir...

Matemática
- Aritmética

Adição Básica


Acesse o site onde há vídeos também de Física e Biologia.

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Exemplo de aplicação de levantamento sobre o uso de drogas na escola

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGZzdFhSVlJYeDh2OVUxbmRiUktFdkE6MQ#gid=0


Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção


O tema drogas na escola é amplamente refletido na comunidade escolar, como parte capacitações em relação ao tema faço aqui uma sugestão para reflexão:

- 4 vídeos educativos  + um questionário com fim de verificar a problemática na escola.
Os vídeos fazem parte de um programa de prevenção para as escolas públicas.


Assista ao vídeo 5 – Quem diria...
Este vídeo questiona o que é realmente droga, se há drogas lícitas e ilícitas e quais efeitos provocam em nosso organismo.
Nem tudo é droga, mas há muita coisa por aí que é droga e as pessoas nem sabem que são: o cigarro, o cafezinho, a cerveja...

Resumo do vídeo – Quem diria...
Na sala dos professores, estes conversam sobre dietas, sobre remédio para emagrecer, cigarro, doces, cafezinho, cerveja. Em tom de humor, o diálogo evolui e percebem que, muitas vezes, usam drogas sem se dar conta.
Enquanto isso, no pátio da escola, dois estudantes conversam sobre os atrativos proporcionados pelas drogas.
Nessa conversa, acabam avaliando prazeres e riscos trazidos pelas drogas ilícitas. O estudante que não fazia uso de drogas é convincente em sua argumentação com o colega sobre a possibilidade do lazer sem drogas.
--------------------------------
Aproveite este momento e, com seu grupo, discuta as questões a seguir:
ƒ Por que muitas pessoas recorrem ao uso de drogas?
ƒ Será que as drogas são sempre ruins?
ƒ Será que uma droga pode fazer bem à saúde?
ƒ Você conhece situações em que o uso de determinadas drogas pode ser adequado?
ƒ O que faz as drogas serem nocivas à saúde?

---------------------------------------------------


acesse pelo link: http://educadores.senad.gov.br/curso/mod/page/view.php?id=897


Assista ao vídeo 6 – Fogo na escola

Trata da importância de considerar os diferentes níveis de envolvimento do usuário com as drogas, ou seja, os níveis de consumo, e também da importância de analisarmos as diversas variáveis que formam o contexto em que o uso de drogas se faz presente.

-----------------
Resumo do vídeo – Fogo na escola

No aniversário de uma colega, Nico leva bebida alcoólica para a escola numa garrafa de refrigerante. Ele bebe e passa mal, é socorrido por colegas e por um funcionário, que o carrega nos braços para ser levado a um hospital. A escola se mobiliza para resolver essa emergência. Nesse contexto, observa-se a visão preconceituosa de uma colega que não se surpreende com o fato, justificando que Nico é filho de um alcoolista. Os  demais colegas contestam a falta de respeito e cobram uma postura mais humana dessa colega.
Entre os professores, o incidente com um aluno embriagado promove reflexões e dúvidas sobre a gravidade de seu envolvimento com álcool: será que Nico tem bebido com frequência? Está passando por alguma crise?
O evento serve para ampliar a conscientização dos educadores sobre os padrões de consumo de drogas pelos alunos da escola como um todo.
Esses dados levam a escola a analisar o episódio, para oferecer ao aluno a ajuda necessária.
É importante identificar o grau de envolvimento do adolescente com as drogas, a fim de se avaliar o tipo de consumo (uso, abuso, dependência) e as situações de risco relativas ao contexto em que ocorre.
-----------------------------
Aproveite este momento e, com seu grupo, discuta as questões a seguir:
ƒ De que maneira um professor deve agir ao tomar conhecimento de que seu aluno faz uso de drogas?
ƒ Como sua escola tem abordado alunos que trazem drogas para a escola?



 acesse pelo link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EUrRkuw3uaQ


Assista ao vídeo 7 – Quando falta calor...

Comece esta unidade assistindo ao vídeo 7, que retrata como o consumo de drogas de algum membro da família afeta todas as pessoas que fazem parte do sistema familiar.
Entre as drogas consumidas no nosso país, a que mais danos sociais tem causado é o álcool. Em continuidade ao programa de estudos sobre Prevenção do Uso de Drogas, vamos conhecer dados estatísticos que mostram que o consumo de drogas lícitas é significativamente maior do que o das demais.

-----------------------
Resumo do vídeo – Quando falta calor...
Destaca-se, no enredo do vídeo, a situação pela qual Pedro passava: o pai do estudante embriagava-se e discutia com a esposa. Um dia, o estudante chamou a polícia e o pai foi preso por ter espancado a mãe. A partir disso, a mãe caiu em depressão e ocorreu a sua demissão do emprego. Ela passou a culpar o filho por todos os problemas da família. O estudante se ressentiu, e o rendimento na escola foi prejudicado. Nesse enredo de tantos prejuízos pela condição familiar do estudante, fica destacado o contexto da frequência do alcoolismo nas famílias brasileiras e a importância do trabalho preventivo que também possa incluir a família.
Nesse episódio é possível verificar o quanto o consumo abusivo de álcool pelo pai trouxe transtornos tanto para a família quanto para o aluno na sua vida escolar.
O rendimento escolar é consequência de vários fatores e os profissionais de educação devem estar atentos e investigar o desempenho do aluno. Isso é bem demonstrado no vídeo, que trata sobre o apoio que a escola deve dar ao estudante.

---------------------------------------
O vídeo de hoje chama-se Quando falta calor. O que esse título lhe sugere? Discuta com seus colegas as seguintes questões:
ƒ A escola tem conhecimento de quais são as drogas mais consumidas na comunidade em que ela está inserida?
ƒ Será que esses são os únicos indícios nos quais a escola deve se apoiar para prever possíveis situações de risco?
ƒ Que tipo de atividades sistemáticas sua escola poderia propor para identificar precocemente as situações de risco para o consumo de drogas entre os estudantes?



acesse  pelo link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zWjQVHAZhMo

-------------------------------

Assista ao vídeo 8 – Qual é a boa?

O  vídeo 8  ilustra a importância do adolescente se sentir pertencente a um grupo de referência. É esse sentimento que faz o jovem buscar as redes sociais: a família, a escola, os amigos e a comunidade.
No entanto, essas redes podem funcionar como fatores de proteção ou como fatores de risco para o uso de drogas, dependendo do contexto, da natureza e da qualidade dessas relações no momento de vida específico do adolescente.

Resumo do vídeo – Qual é a boa?
Vimos, nesse episódio, que o personagem Marcílio, devido à necessidade de ser aceito por seus novos colegas e sentindo falta de amigos na nova cidade, ficou exposto e vulnerável ao consumo de drogas. Vimos também que, apesar de não gostar de beber, ficou mobilizado pelo convite de curtir uma cerveja em um contexto de sedução exercido por Suzane e pela possibilidade de conhecer as amigas dela.
Ao mesmo tempo, ficou interessado pelo convite do colega para experimentar maconha e, sobretudo, para se enturmar com a galera. Nesse momento, aparece uma terceira alternativa: sua mãe vem convidá-lo para um passeio em companhia de Mainá – outra nova
colega. Para a decepção de Suzane e Nonato, Marcílio optou pelo programa com a família que, por sua vez, soube como oportunizar sua inserção na nova cidade ao convidar Mainá para sair com eles.
Observe, neste vídeo, a banalização do consumo de cerveja e até de caipirinha pelas garotas. Suzane justifica seu hábito de beber, pois esse, infelizmente, também é banalizado em seu contexto familiar e social. Fica colocado, ainda, o quanto a inocente busca por uma turma pode trazer risco de envolvimento com drogas, tanto lícitas como ilícitas, e como este envolvimento, frequentemente, funciona como fator facilitador para pertencer a um grupo.
Chamamos a atenção dos educadores para essa questão porque não existe consumo de drogas por adolescentes sem que haja potencial de risco.
O vídeo mostra que a melhor estratégia de prevenção é conhecer e reconhecer as redes sociais dos adolescentes, estimulando as que são benéficas. Isso significa potencializar as redes que deem ao adolescente a sensação de acolhimento de que ele tanto necessita para se desenvolver de forma saudável.
--------------------
Aproveite este momento e discuta com seus colegas:
ƒ Como você avalia a situação de Marcílio diante do convite dos colegas?
ƒ O que funcionou como fator de proteção na rede social de que Marcílio faz parte?
ƒ Quais os pontos dessa rede que funcionaram como fatores de risco?
 ---


Acesse o vídeo pelo link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KMGn4A5SiX4
------




---https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGZzdFhSVlJYeDh2OVUxbmRiUktFdkE6MQ

Lembrar dos mais belos comerciais....Comerciais inteligente....

Resolvi buscar no youtube alguns comerciais interessantes...são dignos de análise...




























Monster High Frankie Stein e seus acessorios.wmv

Uma florzinha ....

Monster high Lagoona BLUE e seus acessorios.wmv

Uma florzinha fazendo um vídeo...

domingo, 11 de novembro de 2012

Quem cai primeiro ? Uma bola de golfe ou uma pena?


QUEDA DE CIÊNCIA

Que cai mais rápido? Uma bola de beisebol ou uma bola de golfe? Você pode pensar que uma bola de golfe é mais pesado, por isso deve cair mais rápido do que uma bola de beisebol. Em 1500, um cientista chamado Galileu sugeriu que todos os objetos em queda Terra com a mesma velocidade, independentemente de quanto eles pesam. Tente isto:

O que você precisa:

1. bolinho de metal bandeja 
2. bola de tênis 
3. bola de golfe 
4. pena (opcional) 
cadeira 5.sturdy ou escadote
Caindo para a Ciência

O que você faz:

1. Defina a bandeja de biscoitos de cabeça para baixo no chão na frente de uma cadeira. É um amplificador de som. 
2. Fique sobre a cadeira, e segurar a bola de golfe e uma bola de tênis na mesma altura. 
3. Cair as bolas, exatamente o mesmo tempo.Que chega primeiro na bandeja? Você ouve um som (bang) ou dois sons (bang-bang)? 
4. Se você puder, tentar a experiência novamente, segurando a pena em uma mão e uma bola de golfe no outro. Que um bate primeiro desta vez?
Caindo para a Ciência

O que está acontecendo?

A bola de tênis ea bola de golfe bateu no chão ao mesmo tempo. A gravidade da Terra é tão forte que puxa os objetos como estes na mesma velocidade. A pena cai mais lentamente do que uma bola de golfe. O ar na sala de empurra contra a pena, fazendo-o flutuar lentamente, em vez de cair rapidamente. By the way, se você deixar cair uma pena e uma bola de golfe na Lua, eles batem ao mesmo tempo. Gregg astronauta Scott correu esta experiência na Lua em 1972. Não há ar na Lua, e assim como a Terra, a gravidade da Lua puxa os objetos lá para baixo, para a mesma velocidade.

sábado, 10 de novembro de 2012

Técnica para se livrar de um Flanelinha






Utilizando simulações online em sala de aula

     Mais de que um proposta pedagógica educativa a utilização de simulações na diversas disciplinas da educação básica é uma ferramentas virtual que conduz ao aluno a diversas possibilidades de aprendizado.


    Encontrei uma pérola na Internet, é um site de simulações de diversas disciplinas:

  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Ciência
  • Geografia
    O site é o americano Intecrative Simulations e possue diversas ferramentas educativas, na realidade são objetos de aprendizagem e vale a pena conferir.

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com,br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A arte do desenho na geometria descritiva

geometria descritiva é o ramo da geometria que estuda a representação de objetos tridimensionais em duas dimensões através de um certo conjunto específico de procedimentos. As técnicas resultantes são importantes para a engenharia, a arquitetura, o design gráfico e as artes. A base teórica para a geometria descritiva é fornecida pelas projeções ortogonais.



Projeções ortogonais
O matemático francês Gaspard Monge (1746-1818) é considerado fundador da geometria descritiva. Ele a usou em engenharia militar (construção de fortificações) durante a época de Napoleão Bonaparte. De fato, geometria descritiva já foi considerada um segredo militar.

Referência
http://www.uff.br/cdme/pro/pro-html/pro-br.html
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.brr

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Que tal utilizar o ProProfs para atividades com seus alunos?

Pessoal, estou disponibilizando um quiz que montei no ProProf. Achei interessante pois foi produção própria  e com vídeo explicativo. Que tal fazer uma avaliação assim?

http://www.proprofs.com/



Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

Utilizando o software régua e compasso no ensino da Matemática

O que são ângulos ?



Ângulo é a abertura formada entre duas semirretas de mesma origem. Observe:
 

A unidade de representação do ângulo é o grau (º). Classificamos um ângulo em agudo, reto ou obtuso. 

Ângulo reto: possui medida igual a 90º (noventa graus).
Ângulo agudo: possui medida menor que 90º.
Ângulo obtuso: possui medida maior que 90º.
 Para trabalhar em sala de aula há uma possibilidade bem interessante disponível nos softwares livres que é o programa régua e compasso. Simples a sua operação e com certeza mais interessante para trabalhar com turmas do ensino fundamental.

Dicas para baixar o programa:
  C.a.R.


Como todo software a ser trabalhado em sala de aula, há sempre um tempo de planejamento e de conhecimento do recurso pelo professor, pois os alunos atualmente aprendem bem rapidinho. Abaixo estamos disponibilizando um vídeo tutorial para utilização.






Referências
www.mauriciomunhoz.blogspot.com
http://www.escolakids.com/angulo.htm
http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html
http://www.youtube.com/watch?v=tcTN4aUh3YE

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Utilizando o Geogebra nas aulas de Matemática...

Um dos software livres  mais atrativos na educação matemática é o geogebra, na qual possibilita modificar  a dinâmicas das aulas de geometria.  

 O recurso  possibilita organizar as  aulas fugindo um pouco do quadro negro , régua e compasso e outras dinâmicas usuais metodológicas do ensino da geometria.
Construir figuras planas, funções, o trabalho com áreas, perímetros entre outras possibilidades geram um ambiente educacional além prazeroso muito rico nas suas possibilidades educativas.












Para poder trabalhar em sala de aula é necessário um bom plano de aula onde assegure além das possibilidades entusiasmar os alunos por uma nova ferramenta educacional seja também um ambiente  de aprendizagem matemática. 
Abaixo disponibilizamos um trecho de um plano de aula da revista nova escola onde demonstra sua aplicabilidade no 8° ano do ensino fundamental.
Já para aqueles que tem a curiosidade de utilizar o software sem instalar tem o geogebra online indicado no link abaixo.
http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html

---------------
Objetivos 
- Explorar o software Geogebra. 
- Testar conjecturas durante a resolução de problemas e validar a consistência das construções. 

Conteúdo
- Geometria dinâmica. 

Ano
8º. 

Tempo estimado 
Cinco aulas. 

Material necessário 
Computadores com o Geogebra

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
O software Geogebra possui um recurso para aumentar o tamanho da fonte do programa (basta acessar Menu principal ...... acesse o link abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/ambientacao-geogebra-636086.shtml

--- 
Links recomendáveis:  canal do geogebra no youtube
http://www.youtube.com/user/GeoGebraChannel

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

domingo, 4 de novembro de 2012

A beleza das equações perante a Arte e a sociedade

Recebi de um colega professor de Matemática uma excelente sugestão de vídeo produzido pela BBC.


Sinopse:

O artista e escritor Matt Collings mergulha no estranho mundo das equações. Ele pede auxílio a renomados cientistas para ajudá-lo a entender as cinco equações mais famosas da ciência, conversando com Stephen Hawking sobre sua equação para os buracos negros e fica cara a cara com uma partícula de antimatéria. Conforme se depara com tais equações ele questiona se o conceito de beleza artística tem alguma relevância no mundo da física.O vídeo chama-se belas equações no qual um professor de arte busca desvendar a maravilhosa utilização de formulas durante a trajetória histórica da sociedade.
Vídeo: Belas Equações
Duração: 59min 09 seg


Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Como trabalhar o teatro na Matemática?

Sempre temos alguns desafios em conciliar o conhecimentos a metodologias que possam de uma forma prazerosa auxiliar no desenvolvimento dos alunos.
Um trabalho muito bem articulado é da Universidade Federal do Pará, no qual utiliza-se o teatro no aprendizado da Matemática.
De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”, afirma o professor João Nascimento. 

Link da reportagem:http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

Alguns detalhes do trabalho:

Espetáculo conta origem das figuras geométricas


A peça era dividida em cinco atos: OH! Sujeito quadrado! (ato 1); Triângulo Amoroso (ato 2); Círculo Vicioso (ato 3); Tem que andar na linha (ato 4); Ponto Finalmente (ato 5). No momento das encenações, os personagens (elementos matemáticos) se apresentavam, explicavam suas funções e  peculiaridades contracenando uns com os outros.

Modelo tradicional é deficiente e ultrapassado

Apesar de defender com afinco o seu método, o professor mostra-se cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e ultrapassado. Um problema que não se restringe ao Brasil, “o ensino de Matemática praticado aqui é de péssima qualidade. Essa realidade ultrapassa as fronteiras do País e se estende por toda a América Latina. É premente a necessidade de melhorar o ensino. Não adianta mais o professor apenas se limitar a escrever uma definição no quadro e o aluno copiar. E para atingir a qualificação esperada, o docente precisa buscar novos métodos. Porém não vejo uma movimentação intensa nesse sentido”, declara João Nascimento.

Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cronica sobre novas tecnologias (o livro)

Analogia cômica da dificuldade de uso de novas tecnologias comparando o pergaminho com o surgimento do livro.

Na atualidade, o uso eletrônico de tablets com o tradicional uso de escrita e leitura em papel.




Vídeo: Cronica sobre novas tecnologias (o livro)
LInk: http://www.youtube.com/watch?v=PfjyiFU4htw