O conhecimento matemático é um norte divisor de várias profissões , e ainda temos dificuldade de avaliar corretamente um aluno e em alguns casos não conseguimos mensurar o mínimo de aproveitamento escola, e comum ainda alguns colegas darem a nota 0.
Um exemplo claro é a imagem viral na web de onde está o "x".
O que fazer?
Não há soluções mirabulantes, e sim padrões metodológicos que buscam novos desafios. Há 5 anos atrâs numa reunião com mais de 40 professores de Matemática discutimos qual seria o melhor encaminhamento para uma avaliação, 2 pontos comuns foram pontuados que compartilho que utilizo na minha prática pedagógica :
1- A obrigatoriedade de corrigir a prova junto com os alunos e demonstrar os critérios de correção.
2- Retomar junto com o aluno o percursso dos erros da avaliação, isso é ESSENCIAL para o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado da disciplina, claro se você não for aquele professor que só pensa em nota.
Referências.
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br
Professor Maurício
Licenciado em Matemática, formado em Administração de Empresas, Especialista em mídias na Educação e na Eja, autor de livro em metodologia do Ensino na Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário