O uso do celular em sala de aula , hoje no ano de 2015 ainda é muito discutido. Algumas facetas são indagações presentes nos muros da escola:
- O celular tira a atenção dos alunos
- O celular necessita de uma metodologia especifica para trabalho em sala de aula.
- O celular pode transformar as relações professores e alunos.
Tive a oportunidade de fazer uma oficina esse ano via o aplicativo Whatsapp em uma universidade aqui de Curitiba e segui os seguintes roteiros metodológicos:
1 - Preparei fotos de todos os exercícios que seriam utilizados
2- Fiz um grupo específico para aquela atividade como os alunos
3- Todas as atividades e diálogos professor e alunos eram pelo aplicativo
4- Para cada atividade indiquei um tempo.
5- Utilizei o recurso também de vídeos explicativos.
Resultado:
Positivo
- Foi muito satisfatório o resultado da atividade, todos os alunos realizaram a atividade proposta no tempo estabelecido. Mandaram as fotos das resoluções das atividades e vídeos demonstrando a resolução .
Negativo
- A interação foi um sucesso, apenas tive a sensação de uma falta de socialização maior que é presente na relação professor x aluno.
Vamos continuar essa conversa em outro momento.
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br
Professor Maurício é formado em Administração de Empresas, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Eja, e Mídias na Educação. Autor de livro de Metodologia do Ensino da Matemática.
- O celular tira a atenção dos alunos
- O celular necessita de uma metodologia especifica para trabalho em sala de aula.
- O celular pode transformar as relações professores e alunos.
Tive a oportunidade de fazer uma oficina esse ano via o aplicativo Whatsapp em uma universidade aqui de Curitiba e segui os seguintes roteiros metodológicos:
1 - Preparei fotos de todos os exercícios que seriam utilizados
2- Fiz um grupo específico para aquela atividade como os alunos
3- Todas as atividades e diálogos professor e alunos eram pelo aplicativo
4- Para cada atividade indiquei um tempo.
5- Utilizei o recurso também de vídeos explicativos.
Resultado:
Positivo
- Foi muito satisfatório o resultado da atividade, todos os alunos realizaram a atividade proposta no tempo estabelecido. Mandaram as fotos das resoluções das atividades e vídeos demonstrando a resolução .
Negativo
- A interação foi um sucesso, apenas tive a sensação de uma falta de socialização maior que é presente na relação professor x aluno.
Vamos continuar essa conversa em outro momento.
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br
Professor Maurício é formado em Administração de Empresas, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Eja, e Mídias na Educação. Autor de livro de Metodologia do Ensino da Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário