São sete peças de formas geométricas que vieram lá do Oriente, suas formas são:
Parece simples , mais essas figuras podem ser um excelente recurso para trabalhar em sala de aula vários conceitos.
Um pouco de História....
Em sala de aula....
Como utilizar o Tangram?
São inúmeras possibilidades, o principio metodológico básico é que o professor deve primeiramente realizar essas atividades antes de trabalhar com o aluno, parece lógico isso, mas é essencial que algumas perspectivas encontradas no simples manuseio das peças são fundamentais para a construção de conceitos matemáticos e da própria Arte.
Selecionei alguns vídeos que podem auxiliar o professor na sua prática.
- História do tangram
- Frações
- Subtração
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br
- 5 triângulos diferentes.
- 1 pequeno quadrado.
- 1 Trapézio.
Parece simples , mais essas figuras podem ser um excelente recurso para trabalhar em sala de aula vários conceitos.
Um pouco de História....
Acredita-se que um documento escrito mais antigo conhecido data de 1813 é a data da sua invenção, mas eles são possivelmente mais velhos. É possível que o tangram tenha sido originalmente inventado como um jogo para mulheres e crianças, por isso, naquela época, eles não seriam consideradas importantes ou notáveis.
Em 1903, o americano especialista em quebra-cabeça Sam Loyd escreveu o Oitavo Livro da Tan. Neste, ele disse que o tangram foi inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan.
De acordo com a tradição, o jogo do Tangram é de origem muito antiga e foi jogado na China há mais de 4.000 anos, sendo um representante legítimo um passatempo nacional. Os sete livros de Tan supostamente ilustravam a criação do mundo e a origem das espécies sobre um plano diferente daquele apresentado por Darwin, o progresso da raça humana que está sendo rastreada através de sete estágios de desenvolvimento até um estado espiritual misterioso, que é muito alienado para uma consideração séria.
Descobriu-se mais tarde descobriu-se ser essa versão falsa e que Loyd fez isso como uma brincadeira. Mas a publicação deu mais de seiscentas novas formas, muito delas criações do próprio Loyd.
Origens do nome
Também tem havido algum debate sobre a origem do nome. Possivelmente derivado da palavra que significa trangram “puzzle” ou “bugiganga”. Ou talvez Tang (da dinastia chinesa) e grama, em grego para "escrever". Ou tú “espiga”. Tú significado uma “imagem” ou “diagrama”.
Em sala de aula....
Como utilizar o Tangram?
São inúmeras possibilidades, o principio metodológico básico é que o professor deve primeiramente realizar essas atividades antes de trabalhar com o aluno, parece lógico isso, mas é essencial que algumas perspectivas encontradas no simples manuseio das peças são fundamentais para a construção de conceitos matemáticos e da própria Arte.
Selecionei alguns vídeos que podem auxiliar o professor na sua prática.
- História do tangram
- Frações
- Subtração
Referência
www.mauriciomunhoz.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário