sábado, 19 de março de 2011

DESCOBERTO A FÓRMULA DO HUMOR...













Pesquisador diz ter descoberto a fórmula do humor


Smiles representando vários estados de humor.Forma algébrica do nosso humor seria h = d x s, aonde h é humor, d é o quão desinformados somos sobre uma determinada situação e s é a nossa seriedade frente a essa mesma situação.



Uma nova teoria sobre o humor divulgada no dia 15 de março 2011 propõe, curiosamente, uma fórmula matemática para identificar a causa e o nível das respostas humanas a estímulos humorísticos. O cálculo é representado pela equação h = d x s (na publicação original, em inglês, o “d” é substituído pela letra “m”).

O autor da fórmula, Alastair Clarke, argumenta que o fato de o ser humano depender de seu próprio ambiente cultural para desenvolver o humor torna sua tese não apenas comprovável, como também a dá a ela “uma importância sem paralelo”. Ainda assim, ele alerta que não pretende afirmar que todas as pessoas seguem uma fórmula algébrica antes de rirem, mas apenas comprova que existe uma certa constância.

O cálculo matemático partiu da constatação de que o humor está ligado à falta de informação e à percepção que o ser humano tem sobre determinado assunto. O homem só vê graça naquilo que desconhece e que é diferente do que está acostumado. Por exemplo, costuma-se achar graça em uma situação em que outro indivíduo age de forma oposta àquela que é culturalmente aceita.

O prazer que sentimos, o humor (h), portanto, seria calculado multiplicando-se o grau de desinformação (d em português e “m”, de misinformation em inglês) percebida pelo grau com o qual o indivíduo pode levar a situação à sério (s). h = d x s.

Segundo essa teoria, então, o humor existe como um mecanismo que encoraja o homem a interpretar uma informação diferente daquela com a qual está acostumado sem rejeitá-la - ao invés de interpretar o diferente como potencialmente perigoso, o ser humano ri. Isso só ocorre quando não se enxerga perigo na situação; quando o indivíduo enxerga apenas uma codificação cultural diferente e inofensiva. Quando uma pessoa sorri, portanto, ela teria conseguido atingir esse grau de percepção.

“É claro que não estou tentando dizer que todos nós passamos por um processo matemático racional toda vez que achamos alguma coisa engraçada, mas esse esquema algébrico reflete a reação instantânea do cérebro a informações potencialmente perigosas (que poderiam ser mal interpretadas)”, afirma Clarke.

Esta notícia foi publicada em 15/03/2011 no Saúde & Bem Estar da revista Época. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

NÚMEROS NATURAIS E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.

AULA 1 - NÚMEROS NATURAIS E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.



Vivemos rodeados de números, isso parece normal em um sociedade moderna muito desenvolvida.

Podemos destacar alguns exemplos:

- Esporte
- Moeda corrente
- Nas relações comerciais
- Nas placas de trânsito

Pensamos que é só na Matemática que utilizamos números, e a resposta é simples. Utilizamos os números em qualquer situação cotidiana.

Vejamos por exemplo algumas informação da capital do Paraná.




Curitiba










Curitiba é um município brasileirocapital do estado do Paraná, localizada a 945 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. Em 2007, segundo a revista norte-americanaReader's Digest, era a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil.] É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3 172 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.(fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba)



1. OS NÚMEROS NATURAIS E SEUS USOS

Como já comentamos , utilizamos os números em diversas situações, tais como situações de:


  • Contagens 








    •  Ordem ou posições












        • Números que expressão códigos











          • Medidas












            -------------------------------  

            Atividades
            1)
               

            2) Jogo Enigma da Turma


            Descrição: Tente desvendar esse mistério: onde vive cada personagem da turma de Passatempo?





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            Referência

            http://mauriciomunhoz.blogspot.com/2011/02/numeros-naturais-e-sistemas-de.html

            terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

            O que trabalhar na 1º semana de aula ?


            O aprendizado é algo interessante, ele não é absorvido pelo educando durante o processo de construção do conhecimento , muitas vezes após o processo é que se colhe frutos.
            Com base nesta visão , a 1º semana de aula deve-se retormar todos os conceitos estruturais do ano letivo anterior e o principal buscar auferir um diagnóstico de cada aluno para ai sim estabelecer um planejamento com qualidade.


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            referãncia
            mauriciomunhoz.blogspot.com

            O professor e o planejamento

             A ação pedagógica do professor parece estar sempre numa reconstrução contínua, no limiar das exposições dos rascunhos do docente para iniciar as aulas vem sempre em mente algumas premissas contemporâneas.
             


            Como inserir os novos paradigmas educacionais no planejamento? Quais são as alterações estruturais dos conteúdos a serem trabalhados no novo ano letivo?
            Ao refletir em relação aos novos paradigmas educacionais devemos considerar a tecnologia com um dos pilares dessas transformações em que os educandos contemporâneos  são antenados.
            Quais devem ser as tecnologias que devem recriar esse novo saber?
             A tv, o celular,o jornal , a revista ,  o computador entre outros e principalmente a internet são esses agregados didáticos que estruturam a conversão dos conteúdos tradicionais em teias de conhecimentos temáticos fundamentais numa nova visão do aprendizado.
            Como professor de matemática , acredito que a lógica, a construção do conhecimento alicerçado do raciocíonio dedutivo e os imperativos das problematicas sociais são caminhos novos para que o saber além de essencial possa ser significativo.
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            referência
            mauriciomunhoz.blogspot.com



            segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

            quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

            sábado, 27 de novembro de 2010

            Testando tv online

            UTILIZANDO O RÁDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

            Programa: Nas Ondas do Conhecimento
            Disciplina : Matemática
            Conteúdo: Sistemas de Equações do 1º grau.


            Objetivo: Proporcionar a educandos e educadores a possibilidade de através da linguagem radiofônica o conceito do conteúdo de sistemas e equações do 1º grau utilizando a estratégia do conceito, humor e música.





            Pauta: Maurício
            Roteiro:Maurício
            Edição: Maurício
            Locução: Maurício
            Direção:Maurício


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            Referência
            www.mauriciomunhoz.blogspot.com

            quarta-feira, 25 de agosto de 2010

            Refletindo sobre as Mídias

            Vou deixar uns links para estudo em relação as mídias na educação, vamos lá:

            1. IMPORTÂNCIA SOCIAL DA TV
            2. USO PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE
            3. RECURSOS DO RÁDIO NA WEB 
            4. PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS
            5. DESIGN E USABILIDADE 
            6. ASPECTOS POLÍTICOS DA TV

            (“Aspectos políticos da TV”, Design e usabilidade”, Recursos do rádio na web” e Produção de textos didáticos”).

            terça-feira, 17 de agosto de 2010

            Proporção

            Conhecimento Algébrico
            Conteúdo:  - Proporção
                              - Razão
                              - Regra de Três
            Objetivo: Construir os conceitos de proporcionalidade através de atividade lúdicas e visuais, bem como a resolver exercícios através da regra de três simples.
                          
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            Razão


            A palavra razão vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números A e B, denotada por:   A/B.


            Exemplo: Numa festa há 13 homens e 7 mulheres. Qual é a razão entre:

            a) Homens e Mulheres     13 
                                                    7
            b) Mulheres e Homens                  7
                                                                13

            c) Total de pessoas na festa e homens             20
                                                                                   7
            d) Total de pessoas na festa e mulheres                 20
                                                                                        13

            Proporções


            Proporção é a igualdade entre duas razões. A proporção entre A/B e C/D é a igualdade:

            Como saber se há igualdade entre duas razões: O método mais fácil é a da multiplicação cruzada, vejamos:

            Ex: Verifique que se multiplicarmos 4 por 15 dá 60  e e 6 por 10 também dá 60, logo, é uma proporção.
             



            Propriedade fundamental das proporções
            Numa proporção:
            A

            B
            = C

            D
            os números A e D são denominados extremos enquanto os números B e C são os meios e vale a propriedade: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, isto é:
            A · D = B · C
            Exemplo: A fração 3/4 está em proporção com 6/8, pois:
            3

            4
            = 6

            8
            Exercício: Determinar o valor de X para que a razão X/3 esteja em proporção com 4/6.
            Solução: Deve-se montar a proporção da seguinte forma:
            x

            3
            = 4

            6
             6.x = 3. 4
                x = 12
                       6
             Para obter X=2.

            Assista o vídeo

             As proporções podem ser:
            • Diretamente proporcional
            • Inversamente proporcional
            Vejamos alguns exemplos:

            1. Direta

            Vou numa loja com 200 reais consigo comprar 3 camisas, logo se tiver uma quantidade maior de reais comprarei uma quantidade maior de camisas. Se tiver menos reais comprarei menos camisas. É uma lógica .
                 Note: Aumentando a quantidade de reais aumenta-se a quantidade de camisas compradas.
                           Diminuindo a quantidade de reais diminue-se a quantidade de camisas compradas.
                Esse é um típico exemplo de grandeza diretamente proporcional.      


            2. Inversamente 
            Um carro com velocidade média de 60 km/h leva 3 horas para chegar a uma determinada cidade., logo se ele aumentar a sua velocidade média chegará em menos tempo.
               Note: Aumentando a velocidade média diminue-se o tempo de chegada.
                         Diminuindo a velocidade média aumenta-se o tempo de chegada.

            Esse é um típico exemplo de grandeza inversamente proporcional.

            Detalhe: O que são grandezas? É tudo aquilo que pode-se quantificar, no exemplo dinheiro é uma grandeza e a quantidade de camisas também é. Como a velocidade e o tempo.

            Regra de Três

            Situação 1

            Frederico faz um refresco de manga. Para dois copos de suco concentrado utiliza 5 copos de água. Quantos copos de aguá ele utilizará se usar 5 copos de suco concentrado?




            Resolução
            Suco concentrado                  Água                      :
              2                                           5                             
              5                                           x    

            Obs:  Aumentanto o suco aumenta-se a quantidade de água, logo uma grandeza diretamente proporcional

            2                     5          vamos utilizar a multiplicação cruzada
            5                     x  

            2.x = 5. 5
            2x= 25
            x = 25   
                  2
            x= 12,5 copos de água.

            Frederico utilizará para 5 copos de suco concentrado , 12 copos e meio de água.
                 
            Situação 2

            Para construir um muro 4 homens levam 10 dias para realizar um serviço. Quantos homens serão necessários para realizar o mesmo serviço(nas mesmas condições) em  2 dias?




            Resolução

            Homens                        Dias
            4                                   10
            x                                    2

            Obs: Diminuindo os dias serão necessários mais homens.logo, uma grandeza inversamente proporcional

            O Cuidado!!!!
            Na regra inversa resolvemos da mesma forma, mais com um detalhe invertemos a grandeza onde há o x.

            x         10 
            4         2

            2.x = 4.10
            2x = 40
            x=  40
                   2
            x= 20 homens

            Serão necessários 20 homens para realizar o serviço em 2 dias.


            Vamos assistir o vídeo.

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            Atividades
            Resolva os exercícios abaixo:




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            Referência

            mauriciomunhoz.blogspot.com