sábado, 10 de setembro de 2011

Como fazer uma avaliação de matemática?

Sempre a mesma pergunta, como farei uma boa avaliação para os meus alunos?
A disciplina de matemática de senso comum é geralmente sub-dividida em atividades em grupos, trabalhos relativo a história da matemática e também as provas que tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem do aluno.


Vejamos , qual seria um bom modelo de prova?
Se definimos algumas diretrizes das atividades realizadas pelos educandos durante a construção das habilidades de determinados conteúdos, por exemplo regra de três, porcentagem e tratamento de informação.
Uma boa prova contém questões abertas , objetivos e de raciocínio lógica . Vamos a um exemplo:




Colégio Estadual xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Avaliação de Matemática - 7º ano do Ensino Fundamental  - Valor: 2,0 
Conteúdos: Regra de Três , Porcentagens e Tratamento da Informação.
Aluno(a):_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ nº _ Ano: __Turma:_


1) Roberto e Caroline resolveram fazer um delicioso bolinho de queijo . Foram no mercado , compraram os ingredientes. Com base na receita calcule o valor gasto com o bolinho de queijo( através de regra de três) e demonstre qual o percentual em cada ingrediente utilizado.
Receita:

  • 1 xícara de leite ( 200ml)
  • 1 xícara de farinha de trigo ( 200 g)
  • 1 colher[sopa]de margarina (15 g)
  • 1 gema
  • 1 pitada de sal  ( 5g)
  • Queijo branco ou muzzarela  500 g

Pesquisa de preços: Mercado da Escola em  05/ 08/___

1 litro de leite          R$ 1,76
1 kg de farinha        R$ 2,34
500 g de margarina R$ 2,56
1 dz de ovos          R$ 2,57
1 kg de sal             R$ 1,25
1 kg de queijo       R$16,43







2) Relacione:

a) Grandezas Diretamente Proporcional     (  ) Nº de operários  x  dias para terminar uma  obra.
b) Grandezas Inversamente Proporcional   (  )  Horas de trabalhos x produção de um produto.
                                                                 (  ) Tempo de Viagem  x  Velocidade  do veículo
                                                                 (  ) Dinheiro   x Compra de mercadorias


3)Qual é o próximo valor:

a)   5  e 3         10 e  8     30 e ..... 

b)   10004   100004   1000004   .......................


Boa Avaliação.






Um comentário:

Anônimo disse...

Estou na 6ª série, e sou ruim em Matemática (não por falta de esforço) e sim, definitivamente é uma arte que não domino. Então pesquisei video-aula Equações 1º Grau... Depois que comecei a ver seus vídeos, minhas notas melhoraram. Obrigada!

Bianca.